Geral
Docentes da Ufal apresentam rabeca e pífano na Vera Arruda neste fim de semana
Jessica Lima, do Ctec, comanda a rabeca e Washington Assunção, do Ichca, se apresenta na banda de pífanos Fulô da Chica Boa.
O forró de rabeca e as bandas de pífano estão prestes a levar um espetáculo cultural gratuito e vibrante aos espaços públicos de Alagoas. O projeto, que celebra a tradição musical nordestina, fará apresentações em dois locais emblemáticos: o Corredor Cultural Vera Arruda, em Maceió, e o Passeio Público, na Ilha do Ferro, em Alagoas. A professora Jessica Lima do Centro de Tecnologia (Ctec) comanda a rabeca e Washington Assunção, docente do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca) se apresenta na banda de pífanos Fulô da Chica Boa.
A primeira apresentação será no Corredor Cultural Vera Arruda, no dia 26 de janeiro, a partir das 15h30, e contará com a participação da talentosa Jessica da Rabeca e a banda de pífanos Fulô da Chica Boa. Já a segunda apresentação ocorrerá no último final de semana de março, na Ilha do Ferro, com a banda de pífanos Riacho Grande, trazendo a riqueza do forró de pífano para o cenário rural do município.
Este projeto visa, além de levar a cultura nordestina ao público, contribuir para a preservação e difusão das tradições da rabeca e do pífano em Alagoas, especialmente após o falecimento de Mestre Nelson da Rabeca. O evento oferece uma vivência intergeracional, com a banda formada por músicos jovens e veteranos com mais de 60 anos, promovendo a troca cultural entre diferentes gerações e resgatando a memória musical alagoana.
A importância do projeto se reflete também na busca por aproximar a cultura tradicional de novos públicos, rompendo as barreiras urbanas e levando a música popular nordestina a espaços públicos acessíveis e abertos, como o Corredor Cultural Vera Arruda e o Passeio Público na Ilha do Ferro. As apresentações são gratuitas e prometem proporcionar momentos de lazer e enriquecimento cultural para todos os presentes.
A banda de forró será composta por Jessica da Rabeca (rabeca), Ari Rodrigues (violão), Daniel Soares (pandeiro) e Bruno Brandão (zabumba). Já a banda de pífanos Fulô da Chica Boa é formada pelos irmãos Wellington (zabumba), Washington (pífano), Willians (tambor), Pedro (pratos) e Abel (flauta). Na Ilha do Ferro, a apresentação contará com a banda de pífanos Riacho Grande, renomada por sua atuação e preservação da tradição do pífano na região.
Este projeto celebra a diversidade da música nordestina, promovendo a preservação das tradições da rabeca e do pífano e permitindo que a cultura alagoana continue a viver e se transformar nas próximas gerações. Ao ocupar os espaços públicos com arte, o projeto fortalece a conexão da comunidade com esses ambientes, promovendo o acesso à cultura e a convivência social.
Saiba mais
O projeto visa resgatar e divulgar as tradições da música nordestina, com foco na rabeca e no pífano, dois instrumentos fundamentais da cultura alagoana. Por meio das apresentações, o projeto promove a renovação do forró pé de serra e possibilita uma vivência cultural rica e acessível para todas as gerações.
O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).
Mais informações no perfil @jessicadarabeca
Serviço:O quê: Show de Forró de Rabeca e Bandas de PífanoQuando: 26/01/2025, a partir das 15h30 (Corredor Cultural Vera Arruda)Onde: Corredor Cultural Vera Arruda, Maceió, ALSegunda apresentação: Último final de semana de março, na Ilha do Ferro, AL (com a banda de pífanos Riacho Grande)
Entrada gratuita.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
4POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar