Política

Prefeitura de Maceió promove desenvolvimento sustentável do turismo de lazer e negócios

15/01/2025
Prefeitura de Maceió promove desenvolvimento sustentável do turismo de lazer e negócios

Maceió vive um momento histórico no turismo, fruto das iniciativas de fomento ao setor durante o primeiro mandato do prefeito JHC. Em quatro anos, a capital alagoana tem sido uma das protagonistas no Brasil e no mundo, ao impulsionar cada vez mais, a economia local com a aceleração do desenvolvimento do Município e a criação de mais oportunidades para os maceioenses.

A construção de parcerias com entidades públicas e privadas, como é o caso do trade turístico local, representado pelo Maceió Convention, Abrasel-AL e ABIH-AL, tem sido fundamental para o êxito de estratégias que atraem mais visitantes para Maceió.

A divulgação em feiras e congressos turísticos tem sido o foco da política pública de turismo do município de Maceió, realizando a comunicação e publicidade nos principais eventos no País e no exterior, promovendo institucionalmente o destino Maceió e fomentando cada vez mais o intercâmbio de turistas para a cidade.

Porto de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Porto de Maceió. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

O secretário de Turismo de Maceió, Eduardo Monteiro, e a equipe da secretaria vêm se empenhando cada vez mais para que o trabalho continue e a capital alagoana alcance ainda mais voos altos.

Projetos de infraestrutura turística foram elaborados pela gestão JHC, para que Maceió estivesse no topo da lista dos destinos mais procurados pelos turistas brasileiros e estrangeiros.

“Atualmente, estamos no topo do ranking de divulgação das principais operadoras turísticas do Brasil, por exemplo, Decolar e CVC Corp, elevando a nossa cidade como um destino protagonista nas buscas dos turistas brasileiros e advindos de fora do Brasil. Ações estratégicas importantíssimas dentro e fora do País foram feitas para promover a capital alagoana durante esses últimos quatro anos, como foi o caso da campanha internacional de divulgação na concorrida Times Square em Nova Iorque. Tudo isso, fruto de um trabalho árduo do prefeito JHC, junto à equipe da secretaria de turismo”, destacou o secretário.

Capela do Jaraguá. Foto: Arquivo Semtur
Capela do Jaraguá. Foto: Arquivo Semtur

Impacto econômico

Entre 2021 e 2024, a cidade deu um salto histórico em números, mostrando taxas de ocupação hoteleira, crescimento dos desembarques no Aeroporto Zumbi dos Palmares, no Terminal Rodoviário e na temporada de cruzeiros recordes, elevando o potencial turístico da capital alagoana.

No comparativo do início da gestão, em 2021, a taxa de hospedagem, média anual de ocupação, era de 71,21%. Em 2024, atingiu-se uma média anual de quase 80% (entre os períodos de baixa e alta temporada), segundo dados da ABIH/AL.

A temporada de cruzeiros de 2023/2024, no Porto de Maceió, injetou cerca de R$ 140 milhões na economia local, consolidando a temporada 2024/2025 que já é histórica, com um maior número de cruzeiros e paradas na cidade, estimando-se uma injeção financeira ainda maior para a temporada atual.

Os empreendimentos hoteleiros também cresceram dentro do período, foram construídos seis hotéis, com 2.457 novos leitos. A previsão até 2026 é construir mais seis novos hotéis de alto padrão na capital alagoana.

O turismo vem alavancando a arrecadação. Um comparativo entre 2021, cujo valor arrecadado foi de R$ R$ 14.783.756,14, com 2023, quando foi arrecadado R$ 50.860.426,67, o que demonstra dados crescentes, superando as expectativas econômicas para o setor.

Os desembarques no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares cresceram quase 20%, comparando-se com 2023, com a chegada de mais turistas brasileiros e estrangeiros. O fluxo da Terminal Rodoviário também ganhou destaque, tendo um aumento de quase 15%.

Segundo dados do Maceió Convention, foram feitos 128 eventos na cidade, entre associativos, corporativos e esportivos, gerando um impacto econômico de aproximadamente R$ 117.369.000,00, sem mencionar os números do Verão Massayó, Carnaval e do Massayó, Sol Mar e Forró.

Feira Internacional BTL - Lisboa. Foto: Arquivo Semtur
Feira Internacional BTL - Lisboa. Foto: Arquivo Semtur

Participação em feiras e outros eventos

Maceió esteve presente nas principais feiras e eventos turísticos do Brasil e do mundo, promovendo o destino e alavancando a participação da capital alagoana no mercado nacional e estrangeiro.

Representantes da Secretaria Municipal de Turismo estiveram presentes na Fitur em Madrid; BTL em Lisboa; FIT América Latina; Roadshow Gol Te Lleva Brasil: Argentina, Uruguai e Paraguai; Roadshow Nordeste; Roadshow Espanha e Portugal: Barcelona, Madrid e Lisboa; WTM em São Paulo, com a divulgação do São João Massayó, que em 2022 movimentou mais de R$ 100 milhões, em 2023 cerca de R$ 351 milhões, e em 2024, atingiu uma movimentação de mais de R$ 400 milhões na economia do Município, levando a uma taxa de ocupação hoteleira de 100%.

Muitas outras ações em congressos e outros eventos foram feitas, dentro do maior plano de mídia da história da cidade.

Prêmio Arara Azul. Foto: Arquivo Semtur
Prêmio Arara Azul. Foto: Arquivo Semtur

Destaques e premiações

 Maceió recebeu muitas premiações no decorrer do últimos quatro anos, colhendo os frutos de um planejamento estratégico e bem elaborado pela gestão JHC.

No Turismo alcançou grandes e importantes premiações como o renomado Prêmio Arara Azul (Azul Viagens); Destino mais Vendido (CVC Viagens).

Maceió ganhou o título de melhor cidade do País, em premiação promovida por publicação de Turismo, Viagem e Turismo; Destino número um para lua de mel no Brasil (site Icasei).

Aeroporto Zumbi dos Palmares. Foto: Arquivo Semtur
Aeroporto Zumbi dos Palmares. Foto: Arquivo Semtur

Maceió liderou o ranking de destinos nacionais mais procurados no primeiro semestre de 2024, segundo o portal de turismo Panrotas; também, liderou o ranking da plataforma de hotelaria Omnibees, divulgado no Fórum Panrotas, destino mais vendido do Nordeste e o terceiro no ranking geral do País.

Maceió foi o destino mais vendido de todo o Brasil para dezembro de 2024 e janeiro de 2025, segundo ranking Braztoa; e finalizando 2024, segundo a Decolar, a capital alagoana foi o terceiro destino mais escolhido pelos brasileiros.

Os resultados impressionam e mostram que o turismo de Maceió vem se destacando ano após ano durante a atual gestão. Alcançando cada vez mais visibilidade e notoriedade no mercado brasileiro e no exterior. Alavancando o setor turístico local à protagonista do turismo brasileiro. “É Maceió cada vez mais massa!”