Internacional

EUA retiram Cuba da lista de países que promovem terrorismo

15/01/2025
EUA retiram Cuba da lista de países que promovem terrorismo

Baixar

Cuba é retirada da lista de países considerados patrocinadores do terrorismo, segundo os Estados Unidos. O governo brasileiro elogiou o governo norte-americano pela revogação de seu posicionamento unilateral.

Com a decisão, os Estados Unidos suspenderam por 6 meses a possibilidade de processar pessoas e entidades que lucram com propriedades expropriadas durante Revolução Cubana, desde os anos 1960. Os norte-americanos também cancelaram as restrições para transações financeiras com o país caribenho. O ato foi assinado por Joe Biden, a menos de uma semana dele deixar a Casa Branca.

O governo cubano considerou a medida "limitada", já que o bloqueio econômico e dezenas de medidas coercitivas tem causado danos à economia, com efeitos severos sobre a população, um estímulo à emigração de cubanos para fora da ilha.

Cuba lembra as dificuldades impostas para importação de combustível, a perseguição aos acordos de cooperação médica internacional, assim como ameaças aos navios mercantes que atracam na ilha. Na nota oficial, o governo cubano também lembrou que os norte-americanos podem reverter as medidas adotadas hoje, assim "como já ocorreu em outras ocasiões".

Desde o final dos anos 1950, Cuba enfrenta o bloqueio econômico norte-americano. O democrata Barack Obama chegou a retirar Cuba da lista do terrorismo em 2015, mas o republicano Donald Trump voltou a colocá-la em 2021, em seu primeiro mandato.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil reforçou que considera injusto Cuba estar em uma lista de países que promovem o terrorismo, quando é de amplo conhecimento que o país latino-americano colabora com a promoção da paz e da integração regional. Essa posição foi reiterada diversas vezes, tanto publicamente quanto no diálogo direto com o governo norte-americano. Agora, o Brasil considera que retirar Cuba da lista do terrorismo é uma reparação e o restabelecimento da justiça e do direito internacional.

Nesse mesmo contexto, os Estados Unidos também apoiaram o entendimento de Cuba com a Igreja Católica para libertar presos políticos. De acordo com o governo cubano, mais de 10 mil pessoas foram liberadas entre 2023 e 2024. Neste mês de janeiro, o presidente cubano comunicou ao Papa Francisco, a liberdade para mais de 500 pessoas.

Cars drive on Havana's seafront boulevard Malecon as the country's electrical grid collapsed again on Sunday, according to Cuba's energy and mines ministry, in the latest setback to the government's efforts to restore power to the island, in Havana, Cuba October 20, 2024. Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução
© Reuters/Norlys Perez/Proibida reprodução

Internacional "Restabelecimento da justiça e direito internacional", diz Itamaraty São Luís 15/01/2025 - 13:28 Daniel Ito Isaia / Eliane Gonçalves Gabriel Correa Cuba EUA Bloqueio quarta-feira, 15 Janeiro, 2025 - 13:28 2:16