Internacional

'Roteiro para o futuro': Irã e Rússia vão reforçar laços de cooperação abrangente, diz MRE iraniano

O ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi, enfatizou em um artigo para a Sputnik que um componente-chave do novo acordo estratégico entre o Irã e a Rússia é o aprimoramento da cooperação em segurança e defesa.

15/01/2025
'Roteiro para o futuro': Irã e Rússia vão reforçar laços de cooperação abrangente, diz MRE iraniano
Foto: © AP Photo / Carlos Barria

"Um dos aspectos importantes do acordo é o fortalecimento da cooperação no campo de segurança e defesa. O Irã e a Rússia têm experiência valiosa no combate ao terrorismo e ao extremismo. Essa parceria que visa fortalecer a estabilidade regional e global atende não apenas aos interesses dos dois países, mas também aos interesses da paz mundial", disse Araghchi.

Ao mesmo tempo, Araghchi destacou que o acordo não implica uma união militar.

"É um acordo totalmente abrangente. Por exemplo, não é um acordo sobre uma união militar, com um alvo específico, mas totalmente abrangente e cobre todos os aspectos", disse Araghchi.

A interação entre a Rússia e o Irã na esfera de defesa não ameaça ninguém, ele acrescentou.

"Ao contrário das alegações de alguns meios de comunicação, essa interação não visa ameaçar, mas fortalecer a segurança comum e proteger os valores humanos", disse Araghchi.

Na segunda-feira (13), o Kremlin disse que o presidente russo Vladimir Putin e o presidente iraniano Masoud Pezeshkian assinariam o acordo após as negociações na próxima sexta-feira (17).

Em junho de 2024, a Rússia e o Irã concordaram com um tratado abrangente de parceria estratégica, que busca garantir uma cooperação equilibrada entre os dois países. O acordo contém 47 artigos e abrange todas as áreas das relações bilaterais, disse o embaixador iraniano na Rússia, Kazem Jalali. O novo acordo substituirá o tratado existente entre Moscou e Teerã, que foi assinado em 2001.

"A assinatura do acordo entre o Irã e a Rússia por 20 anos não é apenas um documento político, mas também um roteiro para o futuro. Este acordo abrange todos os aspectos da cooperação entre os dois países", disse Araghchi.

O documento vai incluir aspectos como economia, tecnologia e cooperação humanitária, explicou o ministro. O acordo também busca simplificar as condições de viagem para turistas a fim de fortalecer a cooperação cultural.

"Um dos aspectos subestimados das relações internacionais é a importância dos intercâmbios culturais. O acordo estratégico simplificará as condições de viagem para turistas e criará programas culturais conjuntos, permitindo que os dois países se entendam melhor", disse Araghchi.

Corredor de Transporte Norte-Sul será concluído sob o acordo Irã-Rússia

O novo acordo estratégico entre a Rússia e o Irã prevê a conclusão do corredor de transporte Norte-Sul e o aumento do volume de comércio como parte do fortalecimento dos laços econômicos entre os dois países, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araghchi.

"Esse enorme projeto de transporte conecta o Irã à Rússia e de lá à Europa e à Ásia. Com a conclusão desse corredor, as rotas comerciais entre os dois países ficarão mais curtas e os custos serão reduzidos", disse o ministro.

Ainda de acordo com o chanceler, o novo acordo também visa acelerar o crescimento do volume de comércio entre o Irã e a Rússia, que aumentou 15% no ano passado, acrescentando que o documento abrange todos os aspectos econômicos, incluindo o desenvolvimento de mercados comuns e investimentos em projetos de infraestrutura e cooperação na produção energética.

"O Irã e a Rússia, como duas grandes potências na indústria de petróleo e gás, podem cooperar entre si na produção, transmissão e exportação de energia", disse Araghchi.

Por Sputinik Brasil