Internacional

'Fracasso' da política dos democratas provoca incêndios na Califórnia, relata mídia

A má preparação e a lamentável resposta das autoridades de Los Angeles aos incêndios florestais que devastam a cidade capturam o fracasso da governança nas regiões controladas pelos democratas nos Estados Unidos, afirma a revista britânica Spiked.

15/01/2025
'Fracasso' da política dos democratas provoca incêndios na Califórnia, relata mídia
Foto: © AP Photo / Nic Coury

A publicação elabora que, em estados como a Califórnia, os políticos democratas não priorizam mais coisas como segurança pública e infraestrutura essencial, incluindo estradas, portos e, o que é mais importante no momento, sistemas de água, porque eles têm outras prioridades.

"De fato, os 'progressistas' atuais geralmente evitam coisas como construir represas ou manter a pressão da água em nome da proteção do meio ambiente. Eles estão muito mais focados nas mudanças climáticas e na 'justiça social'. [...] Os progressistas da Califórnia justificarão isso atribuindo a culpa dos incêndios às mudanças climáticas [...]", escreve a Spiked.

No entanto, o jornal conta que a ideia dos "progressistas" tem nada a ver com a realidade, porque os incêndios têm sido uma característica regular da vida no sul da Califórnia há pelo menos 20 milhões de anos.

Além disso, considerando as condições climáticas extremamente secas, Los Angeles tinha de ter passado por preparação. Porém, o estado, liderado por democratas, expôs crônica falta de investimento na infraestrutura crítica que aumentou o impacto devastador dos incêndios.

De fato, o impacto devastador dos incêndios é, em grande parte, resultado de políticas ambientais que desencorajaram práticas de segurança como as queimadas controladas.

Anteriormente, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, cortou US$ 101 milhões (R$ 606 milhões) em verbas para programas de segurança contra incêndios apenas alguns meses antes dos enormes incêndios florestais que estão varrendo o estado. Vale destacar que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, disse que Newsom deveria renunciar, o que também foi apoiado pelo empresário Elon Musk.

Por Sputinik Brasil