Internacional
Presidente sul-coreano é preso após tentar um golpe de Estado
O presidente da República da Coreia, Yoon Seuk-yeol, se entregou às autoridades nesta terça-feira (14). A notícia vem após horas de um impasse na execução de um mandato de prisão.
Nesta terça-feira (14) ocorreu a segunda tentativa de prisão do presidente sul-coreano Yoon Seuk-yeol, acusado de abuso de poder e insurreição. A tentativa de execução da ordem judicial, no entanto, foi novamente fracassada devido a um impasse entre as forças policiais, a segurança presidencial e apoiadores na frente da residência presidencial.
Após horas de indecisão, as autoridades sul-coreanas conseguiram ultrapassar três barricadas e adentrar na residência. Os advogados do presidente, contudo, conseguiram negociar o adiamento de sua prisão e coordenaram sua aparição no Escritório de Investigação de Corrupção de Altos Funcionários.
De acordo com o advogado, o presidente planeja viajar para a sede do escritório anticorrupção mais tarde, assim que os investigadores e a polícia deixarem a residência presidencial e os preparativos para sua viagem forem concluídos.Yoon deve chegar à sede dentro de uma a duas horas após todas as atividades serem concluídas, presumivelmente antes do meio-dia.
As autoridades sul-coreanas já haviam tentado executar o mandado de prisão contra o presidente em 3 de janeiro. No entanto, a guarda presidencial se recusou a permitir a entrada das autoridades na residência.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel