Internacional
Israel ataca Iêmen para atingir líderes houthis em reunião secreta, dizem fontes

Em meio às tensões com o Irã, Israel lançou neste sábado (14) um ataque aéreo contra a capital do Iêmen, Saná, para atingir um encontro secreto de lideranças dos houthis. A informação foi divulgada pelo alista Barak Ravid, do portal Axios, que citou um alto funcionário israelense.
O principal objetivo do bombardeio era eliminar o principal comandante militar dos houthis. De acordo com uma fonte próxima aos houthis ouvida pela agência Xinhua, ação militar teve como alvo uma casa no sul de Saná, onde ocorria a reunião de alto escalão do movimento.
A residência foi rapidamente cercada por forças de segurança houthi, enquanto ambulâncias chegavam ao local. Moradores relataram ter visto pelo menos dez corpos carbonizados.
Informações divulgadas pela mídia local indicam que o encontro era presidido por Mahdi al-Mashat, chefe do Conselho Político Supremo, e por Abdulkarim al-Gumari, chefe do Estado-Maior das forças houthis. Até o momento, o grupo não emitiu nenhum comunicado oficial sobre o incidente.
Tensões com Israel após conflito em Gaza
Desde novembro de 2023, os houthis vêm realizando ataques contra Israel em apoio ao povo palestino, que enfrenta uma das piores crises humanitárias da história por conta da guerra na Faixa de Gaza. Além disso, o grupo condenou fortemente os ataques israelenses contra o Irã e prometeu intensificar lançamentos de mísseis de longo alcance contra alvos israelenses.
A ação israelense marca uma escalada significativa no confronto indireto entre Israel e forças apoiadas pelo Irã em diferentes partes do Oriente Médio.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Estado inicia nesta segunda pagamento da segunda parcela dos precatórios do Fundef
-
2EDUCAÇÃO
Uneal realiza colação de grau de 212 indígenas em momento histórico para o Brasil
-
3TENSÃO À VISTA
Indígenas Xucuru-Kariri planejam protesto durante visita de Lula a Palmeira dos Índios
-
4ATIVOS
Multinacionais anunciam saída da Argentina e acendem alerta: êxodo de empresas no mercado argentino?
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos