Política
Justiça penhora verba da Globo por dívida de TV de Fernando Collor em Alagoas

A Justiça Federal determinou a penhora de valores pagos pela TV Globo à TV Gazeta de Alagoas, afiliada controlada pela família do ex-presidente Fernando Collor de Mello, como forma de quitar uma dívida milionária com a União. A medida atende a um pedido da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e envolve repasses publicitários realizados entre janeiro e abril deste ano.
Segundo decisão judicial, a penhora se refere a uma dívida superior a R$ 27 milhões da Fundação Arnon de Mello (FAM), mantenedora da TV Gazeta, acumulada junto à Receita Federal por débitos de tributos e contribuições sociais.
A TV Globo, citada no processo como terceira interessada, confirmou os pagamentos à TV Gazeta e afirmou que “cumprirá integralmente a decisão judicial”.
Verba retida será revertida para abater dívida
Os valores correspondem a pagamentos publicitários feitos pela Globo para veiculação de campanhas nacionais na grade da afiliada em Alagoas. A Justiça determinou que essas quantias sejam diretamente transferidas à conta da União, como parte do processo de execução fiscal movido contra a FAM.
O juiz federal Frederico Wildson da Silva Dantas, da 10ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas, acatou o pedido de bloqueio após a FAM não quitar a dívida voluntariamente. A decisão autoriza a penhora de qualquer valor que venha a ser pago pela Globo à fundação, até o total da dívida ser abatido.
Collor e a Fundação Arnon de Mello
A Fundação Arnon de Mello, batizada em homenagem ao pai do ex-presidente e ex-senador, é um dos principais veículos de comunicação do estado de Alagoas. Além da TV Gazeta, controla rádio, portal de notícias e outros empreendimentos de mídia.
Fernando Collor, atualmente afastado da política após condenações na Lava Jato, já presidiu a fundação e ainda é apontado como influente nas decisões do grupo. A FAM e seus representantes ainda não se pronunciaram sobre o bloqueio.
Mais lidas
-
1ORIENTE MÉDIO
Guerra com Irã pode arrastar os EUA para a 3ª Guerra Mundial, diz ex-assessor do Pentágono
-
2EUA
Trump realiza desejo de desfile militar, que ocorre com tranquilidade apesar de protestos
-
3ATAQUES
Israel ataca Iêmen para atingir líderes houthis em reunião secreta, dizem fontes
-
4PENHORA
Justiça penhora verba da Globo por dívida de TV de Fernando Collor em Alagoas
-
5TRAGÉDIA
Mortos em acidente aéreo na Índia sobem para 279, diz mídia