Variedades
Festa Bom Jesus dos Navegantes é tradição no Baixo São Francisco
Baixar
Milhares de turistas e romeiros estão celebrando a edição de número 141 da Festa de Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo (AL). O festejo realizado desde 1884, começou em 3 de janeiro e é considerado o mais importante evento turístico e religioso da região do Baixo São Francisco.
Para este domingo (12), o ponto alto das celebrações é a procissão fluvial, onde dezeneas de embarcações decoradas percorrem as águas do Rio São Francisco, no trecho em que banham alguns municípios ribeirinhos entre Alagoas e Sergipe.
Antes disso, às 11h, dezenas de ribeirinhos de cidades alagoanas e sergipanas se encontram na Croa dos Patos para a tradicional corrida das canoas.
Na parte da tarde, acontece a saída da procissão da capela de Santa Cruz, em Penedo, onde os devotos levam o andor com a imagem do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes pelas ruas da cidade em direção ao cais do Porto do São Francisco. Segue de lá a procissão fluvial, que deve ser encerrada no fim da tarde. Já no começo da noite acontece a missa na Capela Santa Cruz, no palco da Praça da Fé.
Mas os festejos de Bom Jesus dos Navegantes não tem só comemoração religiosa. Acontece também a programação cultural e esportiva. Um dos destaques é a exposição das velas, onde os artistas plásticos penedenses Joan Barros e Marcos Castanha receberam a missão de materializar o tema "Penedo seus Folguedos e Tradições" nos chamados panos de canoa, como os pescadores se referem às velas de suas embarcações.
Os trabalhos que enaltecem as tradições culturais estão exposostos no porto das balsas da cidade. Também ocorrem, desde o começo das comemorações, vários shows com transmissão através do canal oficial da prefeitura no YouTube.
Cultura Penedo é sede de evento turístico e religioso que termina este domingo São Luís 12/01/2025 - 07:00 Sayonara Moreno/ Eliane Gonçalves Madson Euler Penedo Bom Jesus dos Navegantes Rio São Francisco domingo, 12 Janeiro, 2025 - 07:00 2:06
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
R$43 milhões na Prefeitura e R$ 765 mil na Câmara em janeiro: Cadê a Transparência?
-
2USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
3AÇÃO INTEGRADA
Mais de 20 pessoas são presas em operação contra organização criminosa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5PALMEIRA DOS ÍNDIOS
No governo Luísa Duarte, PT fica em segundo plano e maior fatia da assistência social segue sob controle de aliados de Julio Cezar