Política
Secretaria de Meio Ambiente tem novo sistema de liberação de alvarás
Em continuidade às ações de desburocratização da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo foi dado mais um passo importante para facilitar a liberação de alvarás para empreendimentos em Maceió. Agora, a população conta com um programa dentro do Sistema Unificado de Processo Eletrônico (Supe) que pode acompanhar o andamento do processo de forma mais ágil e em qualquer lugar. O sistema pode ser acessado aqui.
Antes do programa, os maceioenses precisavam enviar e-mail para a Semurb e aguardar retorno para saber quais documentos deveriam ser enviados. Agora, com o novo sistema, o cidadão entra acessa a plataforma através da conta Gov.br e solicita a documentação, tendo o número do processo de forma imediata.
“Antes deste sistema, tínhamos um desgaste muito grande. Porque às vezes o empreendedor que queria abrir uma loja e precisava do licenciamento ambiental, teria que esperar somente para abrir o processo, levava em torno de três meses. Agora, de forma instantânea, você abre a página, preenche os requerimentos e nós já recebemos a solicitação automaticamente”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Cantídio Mundim.
O sistema foi desenvolvido pela MCZ Digital e não gerou custos para o Município. De acordo com o secretário, o intuito é que o sistema seja expandido para outras pastas municipais.
“Desde a minha primeira reunião com o prefeito JHC, foi cobrado esse sistema. Parabenizo toda equipe do MCZ Digital, que se empenhou no desenvolvimento do sistema, sendo desenvolvido e avaliado em tempo recorde. Não tivemos nenhum custo, essa é uma solução interna da Prefeitura de Maceió e mais um passo na desburocratização para melhorar a vida do cidadão que usa os serviços públicos”, explicou Cantídio.
Confira o passo a passo para utilizar o programa clicando neste link.
Desburocratização
A Prefeitura de Maceió investe na desburocratização para atrair empresas e gerar empregos, o que tem apresentado resultados positivos, como o Habite-se. O documento comprova que a construção do empreendimento está pronta para ser ocupada e antes levava 90 dias para ser liberada. Agora, a emissão é feita entre 15 a 30 dias.
Além disso, Maceió está entre as capitais que mais simplificam o início de operação de empresas no Brasil. No Ranking Nacional de Dispensa de Alvarás e Licenças, do Governo Federal, a cidade está na oitava colocação.
A desburocratização facilita a criação de empregos, gera renda e trabalho para os maceioenses.
Mais lidas
-
1ÚLTIMAS DO IMPERADOR
Diário Oficial revela pagamento de mais de meio milhão a posto de gasolina sem contrato regular em Palmeira dos Índios
-
2TRAGÉDIA NO EXTERIOR
Turista alagoana morre em incêndio de hotel na Tailândia
-
3DEFESA
'Sem similar no mundo': avião Super Tucano brasileiro está prestes a entrar no mercado europeu
-
4ESCÂNDALO DAS EMENDAS
Deputado Glauber Braga acusa Arthur Lira de “manipulação” na liberação de emendas e questiona obras em Alagoas
-
5NESTA SEGUNDA
Corpo de jovem é encontrado morto no Centro de Palmeira dos Índios