Economia
Que países têm horário de verão? Quem o criou? Vai voltar no Brasil?
Cerca de 70 países adotam o sistema, com o objetivo de economizar energia. Entenda por que o governo quer retomar o modelo

Cerca de 70 países no mundo adotam algum tipo de horário de verão. A maior parte deles fica no Hemisfério Norte, especialmente na Europa e América do Norte (EUA e Canadá). Na América do Sul, apenas Chile e Paraguai adotam o modelo, já que o Brasil abandonou o sistema em 2019, no governo de Jair Bolsonaro.
As informações são do site Dadosmundiais.com, que reúne informações da base de dados tz. Essa base de dados é uma compilação colaborativa de informações sobre os fusos horários do mundo todo para a observação do horário de verão, destinada principalmente ao uso de programas de computador e sistemas operacionais.
A Austrália também ajusta seus relógios. Na Ásia, não há países com horário de verão. Japão e Rússia, por exemplo, já adotaram o modelo no passado, mas decidiram suspendê-lo. Na África, Egito, Marrocos e Mauritânia seguem o horário de verão.
Mas o sistema nem sempre é usado em todo o território nacional. Veja abaixo curiosidades sobre o horário de verão, como quem o criou e quando foi adotado pela primeira vez no mundo. Entenda também por que o governo brasileiro avaliar retomar o modelo.
Quem criou o horário de verão?
Não existe um consenso sobre a origem do horário de verão, mas alguns estudos afirmam que a primeira pessoa a propor sua adoção foi Benjamim Franklin, em 1784, nos Estados Unidos, quando percebeu que o sol nascia antes das pessoas se levantarem, durante alguns meses do ano, de acordo com o site do Ministério de Minas e Energia.
Franklin, então, pensou que se as pessoas acordassem mais cedo, naquele período, poderiam aproveitar melhor a luz do dia, ao entardecer, e economizar velas, já que naquele tempo ainda não existia luz elétrica. Mas as suas ideias não despertaram o devido interesse das autoridades na época.
Por que existe horário de verão?
Em todos os países em que é adotado, o uso do horário de verão visa a reduzir o consumo de energia elétrica a partir do melhor aproveitamento da luz natural com o adiantamento dos relógios em uma hora.
Qual foi o primeiro país a adotar o horário de verão?
O primeiro país a adotar o horário de verão em escala nacional foi a Alemanha, em 1916, ao lado da Áustria-Hungria (na época a Áustria e Hungria formavam um único império). A ideia era poupar carvão, já que essas nações estavam em guerra e precisavam de energia.
No mesmo ano, o Reino Unido aprovou a adoção do horário de verão. Vários países seguiram o modelo nos anos seguintes. Nos EUA, por exemplo, ele foi introduzido em 1918.
Quando começou o horário de verão no Brasil?
O horário verão foi instituído no Brasil pelo então presidente Getúlio Vargas por meio do decreto 20.466, de 1º de outubro de 1931, com vigência de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.
Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.
Por que o Brasil não tem mais horário de verão?
Nos últimos anos, houve mudanças no hábito de consumo de energia da população, deslocando o maior consumo diário de energia para o período da tarde. Foram feitos estudos e se constatou que os resultados para os quais essa política pública foi formulada não eram mais os mesmos, não havia redução no consumo de energia. Assim, o governo de Jair Bolsonaro decidiu suspender o modelo.
O horário de verão vai voltar em 2024?
Ainda não está decidido. O governo atual discute essa possibilidade.
Por que o governo Lula quer voltar com o horário de verão?
Há dois fatores principais que explicam esse assunto voltar à tona no âmbito do Ministério de Minas e Energia. O primeiro deles é tratar o horário de verão como alternativa na mesa para poupar recursos do sistema elétrico e garantir o fornecimento de energia. O governo já ampliou autorizações para o funcionamento de usinas termelétricas a gás, o que causou aumento da bandeira da conta de luz.
O ministro Alexandre Silveira argumenta que volta do horário de verão pode ajudar a reduzir a demanda de energia ao final da tarde, um momento crítico no sistema elétrico porque há redução de fontes intermitentes (eólica e solar), quando se precisar acionar mais termelétricas e gerar mais energia com hidrelétricas. A lógica é se usar mais a luz solar e poupar energia.
Outro fator que explica a volta da discussão é um pleito antigo do setor de turismo e de bares e restaurantes, que sempre viram no horário de verão uma forma de consumo extra para seus estabelecimentos.
Em setembro do ano passado, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) afirmou que o adiantamento do relógio faz a demanda no setor crescer, em média, de 10% a 15% entre 18h e 21h, durante o horário de verão.
Como funciona o horário de verão na Europa?
Após a Primeira Guerra Mundial, muitos países que haviam adotado o horário de verão abandonaram o modelo. Ele foi retomado durante a Segunda Guerra Mundial e perdeu força novamenete com o fim do conflito.
Na década de 1970, o horário de verão tornou-se mais popular, como resposta à crise energética e com o objetivo de sincronizar o horário oficial com países vizinhos.
Em março de 2019, o Parlamento Europeu apoiou uma proposta para acabar com a prática nos estados da União Europeia (UE), segundo o site do Royal Museums Greenwich . A proposta foi originalmente prevista para ser implementada em 2021, mas a emenda ainda não entrou em vigor legalmente. Os países do bloco continuam a utilizar o horário de verão.
Como funciona o horário de verão nos EUA?
Nos Estados Unidos, o horário de verão é chamado de "Daylight Saving Time” e foi introduzido em 1918, com o “Standard Time Act”.
Sua adoção, entretanto, não foi perene ao longo do tempo e variou entre cidades e estados. Em 1966, o “Uniform Time Act” deu autonomia para que os governos estaduais definissem a aplicação ou não horário de verão, desde que contemplasse sua área geográfica.
De acordo com o Royal Museums Greenwich, o Arizona não utiliza o horário de verão (com exceção da semiautônoma Nação Navajo), e o Havai também não. Indiana adotou o horário de verão em 2006.
Neste ano, os relógios nos EUA serão atrasados em 3 de novembro.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
3POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
4A POLÍTICA COMO ELA É
Após a posse de Júlio Cezar no Governo do Estado, a pergunta é: quem herdará o comando da Secretaria de Governo de Palmeira dos Índios — e receberá as ordens por WhatsApp?
-
5SEGUNDO JORNAL
Preso em Maceió, Collor ganha sala da diretoria como cela