Política
Vai a Plenário empréstimo de até 50 milhões de euros para saneamento no DF
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (3) autorização para a estatal Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) tomar até 50 milhões de euros emprestados do banco alemão Kreditanstalt für Wiederaufbau (KfW). Os recursos devem financiar parcialmente o Programa Resiliência Climática em Cidades — setor de águas. O texto agora será analisado em Plenário, juntamente com requerimento de tramitação em regime de urgência também aprovado na CAE.
O pedido do DF foi apresentado pela Presidência da República ao Senado — o responsável legal pela autorização — na forma da Mensagem ao Senado Federal (MSF) 41/2024. O texto recebeu apoio da relatora, senadora Damares Alves (Republicanos-DF).
Caso aprovada em Plenário, a operação deverá ocorrer em até 540 dias e terá garantia da União, que ficará responsável por arcar com os pagamentos em caso de inadimplência da unidade da federação.
O programa visa aumentar a capacidade de tratamento de esgotos e melhorar a eficiência energética, além de reduzir desperdício de água.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Mais lidas
-
1NOVOS RUMOS
Manuela D’Ávila e o fim de uma era no PCdoB: divergências e um novo caminho
-
2POLÍTICA
Novo livro de Jessé Souza, "O Pobre de Direita", analisa virada conservadora das classes populares no Brasil
-
3DISCUSSÃO
Polícia registra duplo homicídio em Murici, após discussão por som alto
-
4MORTE
Claudia Leitte lamenta morte de bailarina: Uma menina de 21 anos
-
5ESCÂNDALO CONTINUA
Declaração polêmica do Presidente do CSE sobre prestação de contas: “Leva para a Prefeitura”