Economia

Diretor-geral da Editora Globo é Executivo do Ano pela SIP

Prêmio a Frederic Kachar reconhece ‘liderança na transformação digital’ dos veículos do grupo, entre eles O GLOBO

Agência O Globo - 01/09/2024
Diretor-geral da Editora Globo é Executivo do Ano pela SIP
O diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, Frederic Kachar, - Foto: Reprodução

O diretor-geral da Editora Globo e do Sistema Globo de Rádio, Frederic Kachar, foi escolhido o Executivo do Ano pela Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP, na sigla em espanhol). O prêmio é um reconhecimento pela liderança de Kachar no processo de transformação digital das redações dos veículos de imprensa do grupo editorial, que publica títulos como os jornais O GLOBO e Valor Econômico e do qual faz parte a rede CBN de rádio, todas marcas líderes nacionais em seus segmentos.

A SIP é uma organização sem fins lucrativos dedicada a defender e a promover a liberdade de imprensa e a liberdade de expressão nas Américas e é integrada por mais de 1.300 publicações, profissionais e entidades da região.

“O júri destacou sua liderança estratégica e como Kachar consolidou a posição de mercado da empresa e beneficiou significativamente a comunidade”, afirmou a SIP em nota, acrescentando que, “sob sua liderança, a Editora Globo tem navegado habilmente na dinâmica de mudança do consumo de mídia”.

— Esse prêmio é um reconhecimento ao nosso grande ativo como empresa, a cultura digital que desenvolvemos. É isso que nos permite cada vez mais entender as demandas dos nossos clientes, tanto os leitores quanto os anunciantes, e oferecer a eles soluções — afirmou Frederic Kachar. — Este prêmio é dos nossos 2.300 colaboradores, pois a criação de conteúdo é uma atividade autoral, e ter o engajamento do time é o nosso diferencial.

O executivo lembra que o apetite por inovação é uma marca dos 99 anos do GLOBO, veículo fundador do Grupo Globo. De datas comemorativas, como o Dia dos Pais, à incorporção de tecnologias, como a primeira transmissão de telefoto, a vanguarda está no DNA do jornal. Não poderia ter sido diferente com a internet, com o lançamento do GLOBO On, em 1996.

Cultura digital

No entanto, lançar um site não é o mesmo que pensar digitalmente, diz Fred. A virada de chave, como chama o executivo, ocorreu em 2015, mesmo ano em que retornou à editora para liderar a consolidação das marcas impressas do Grupo Globo e o projeto de transformação do negócio, baseado na geração de audiência e na monetização de consumidores e anunciantes.

— Passamos a raciocinar digitalmente e construir uma cultura, na qual usamos dados, além de nosso repertório, na tomada de decisões; testamos hipóteses, com disciplina e métricas; e compreendemos que a solução de desafios é necessariamente multidisciplinar — conta o executivo.

Para Kachar, o sucesso de veículos como O GLOBO, líder nacional de audiência sob todos os parâmetros reconhecidos pelo mercado, reside na articulação de esforços, atributos e conhecimentos de todas as áreas da editora, da Redação à audiência, da tecnologia ao RH.

— Definitivamente meu maior orgulho como líder deste time é a integração, ter equipes que trabalham juntas, combinando competências em busca das melhores soluções, sejam elas soluções para informar e divertir o leitor ou soluções de mídia para os anunciantes.

Jornalismo mais forte

Neste ano, a SIP também homenageou o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas com o prêmio Grande Amigo da Imprensa 2024. Fundado em 2002 pelo jornalista brasileiro Rosental Calmon Alves, que é seu diretor, a instituição sediada no Texas é um polo de aperfeiçoamento profissional e de reflexão sobre a imprensa.

“Desde sua criação, o Centro Knight tem desempenhado um papel fundamental no treinamento e desenvolvimento de jornalistas na América Latina e no Caribe, apoiando fortemente a missão de fortalecer o jornalismo por meio de programas de treinamento inovadores, conferências impactantes e publicações valiosas”, destacou Roberto Rock, presidente da SIP, em carta a Alves.

O jornalista Jaime Bedoya, do periódico Perú 21, recebeu o prêmio de Sustentabilidade, pelo projeto Suplementos 21, que cria suplementos e campanhas de informação projetadas para as empresas clientes, em uma “abordagem proativa para encontrar soluções criativas que beneficiem tanto a publicação quanto seus parceiros comerciais”, destacou a SIP.

Os vencedores serão homenageados em outubro na próxima Assembleia Geral da SIP, em Córdoba, na Argentina.