Internacional
Justiça russa abriu mais de 10 mil processos por 'descrédito' ao Exército desde início de guerra na Ucrânia
Os cidadãos acusados podem sofrer punições que vão de multas de R$ 1.810 até sete anos de prisão
Mais de 10 mil procedimentos judiciais foram abertos pelas autoridades russas contra indivíduos que descreditaram o Exército desde março de 2022, ainda no começo da guerra na Ucrânia, informou nesta quarta-feira (14) o veículo independente Mediazona com base em dados dos tribunais.
Um mês após o início da guerra, a Rússia intensificou uma repressão contra a divulgação do que considera "informação falsa" sobre o Exército e o "descrédito" de suas forças armadas resultando em um grande número de punições.
Culpado por sabotagem: Alemanha emite mandado de prisão contra mergulhador ucraniano acusado de sabotar gasodutos Nord Stream
Até o final de 2022, foram abertos 5.614 processos pela polícia russa contra indivíduos acusados de terem "desacreditado" o Exército e, em 2023, chegou ao total de 8.590, ainda de acordo com o Mediazona, que obteve estes dados dos tribunais russos.
Os 10.000 procedimentos foram ultrapassados "na primeira semana de agosto", observou o veículo.
Estes processos se baseiam em uma suposta violação de um artigo do código administrativo russo que proíbe o "descrédito" das forças armadas. O crime varia entre punições mais leves como multas entre 300 e 500 euros (1.810 e 3.017 reais na cotação atual) e até prisões.
"Em caso de violação repetida" do artigo, ocorrida no ano seguinte à primeira sanção, um indivíduo pode ser processado criminalmente e pode pegar até sete anos de prisão.
Até o momento, 194 pessoas responderam a processos penais deste tipo, segundo a ONG de direitos humanos OVD-Info.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5REVIRAVOLTA
Motorista por aplicativo confessa que forjou sequestro e incêndio para fraudar seguro em Maceió