Cidades
Palmeira dos Índios lidera o número de casos de Febre Oropouche no Estado

A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau-AL) confirmou, nesta quinta-feira, 08, que Alagoas registra 19 casos de febre Oropouche. O município de Palmeira dos Índios registra o número dos casos contabilizados no Estado, com 13 registros.
Segundo a Sesau, o município de Japaratinga vem na sequência, com dois registros. Já Estrela de Alagoas, Messias, Tanque D’arca e Porto Calvo apresentam um caso cada município.
Exames laboratoriais realizados pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), com a metodologia de RT-PCR em tempo real detectaram os casos. Essa técnica descartou a presença de dengue, zika e chikungunya, confirmando a febre Oropouche nos pacientes.
A Febre do Oropouche é uma doença causada por um arbovírus do gênero Orthobunyavirus. A transmissão é feita principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim.
Após picar uma pessoa ou animal infectado, o vírus permanece no inseto por alguns dias, que transmite a doença ao picar alguém saudável. Os sintomas são dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia, ou seja, bem parecidos com os da dengue.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5REVIRAVOLTA
Motorista por aplicativo confessa que forjou sequestro e incêndio para fraudar seguro em Maceió