Política

Feliciano, Zambelli e até Bolsonarista: candidatos a vereador em SP apostam no sobrenome de políticos de direita

Entre as figuras já confirmadas na corrida eleitoral deste ano, alguns chamam atenção por usarem o peso dos padrinhos políticos até no nome escolhido para as urnas

Agência O Globo - 25/07/2024
Feliciano, Zambelli e até Bolsonarista: candidatos a vereador em SP apostam no sobrenome de políticos de direita
Carla Zambelli

Sem qualquer vínculo de parentesco, apenas por apadrinhamento ou afinidade ideológica, candidatos a vereador em São Paulo abandonaram seus próprios sobrenomes para dar lugar a outros mais famosos. É o caso de Roberto Feliciano, Neto Zambelli e Miguel Bolsonarista, todos filiados ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos deputados Marco Feliciano e Carla Zambelli, respectivas inspirações dos pupilos.

'Abin paralela': Ex-chefe da Receita Federal depõe à PF sobre áudio de Bolsonaro e Ramagem

Eleições na Venezuela: Bate-boca entre Lula e Maduro também pode ser encenação útil para ambos

Feliciano

Nos documentos, Roberto Figueira Marinho. Nas urnas e no material de campanha, Pastor Roberto Feliciano. Assessor do parlamentar por 15 anos, ele pegou não só o nome do padrinho, como também se declara o candidato oficial de Marco Feliciano.

Zambelli

Antes, Neto Nepomuceno. Agora, Neto Zambelli. O policial civil não economiza nas fotos com Carla Zambelli e família, na tentativa de embarcar no sucesso eleitoral que o sobrenome tem tido por lá nos últimos pleitos.

Bolsonarista

Aparecido Miguel de Alencar decidiu manifestar sua devoção a Jair Bolsonaro no próprio nome, e vai levas às urnas a designação 'Bolsonarista'.

“Meu nome será Miguel Bolsonarista, honrando o apoio e determinação dos paulistanos que seguem nosso presidente Bolsonaro”, justificando a escolha nas redes, em um post que confirmava sua candidatura.

Famosos na disputa

Até aqui, quase 300 nomes foram confirmados para disputar uma vaga na Câmara Municipal paulistana. Muitos deles já são velhos conhecidos do público, seja pela atuação política ou no entretenimento, ativismo animal e esporte.

A lista do União Brasil, por exemplo, é composta por figuras ligadas ao bolsonarismo, como a médica Nise Yamaguchi, o influenciador Paulo Kogos e o ex-BBB Adrilles Jorge. Além de outros famosos, como a ex-mulher do cantor Zezé di Camargo, Zilu Camargo, e a ativista da causa animal e ex-apresentadora Luisa Mell.

No PT, um nome que chama atenção é do Sheik Rodrigo Jalloul, enquanto no PL a jogadora Tandara do Vôlei figura entre os confirmados. As alcunhas de pastor, professor ou de alguma patente policial também pipocam, como de costume, entre os nomes escolhidos pelos candidatos.

A relação de candidaturas e as informações dos candidatos estão disponíveis na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e seguem sendo atualizadas de acordo com as convenções de cada partido. A data limite para a oficialização de nomes é 5 de agosto.