Internacional

Americana é morta após ser arremessada e pisoteada por elefante, na Zâmbia

Vítima foi identificada como Juliana Gle Tourneau, do Novo México; é o segundo ataque do tipo no país neste ano

Agência O Globo - 21/06/2024
Americana é morta após ser arremessada e pisoteada por elefante, na Zâmbia

Uma americana de 64 anos foi morta por um elefante que atacou o carro no qual ela e outros turistas estavam durante um safari na Zâmbia, nesta quarta-feira. Esse foi o segundo ataque do tipo no país neste ano.

Relembre: Elefante mata idosa de 80 anos e fere cinco pessoas durante ataque em safári, na Zâmbia; veja vídeo

Vídeo: Elefante em fúria ataca e levanta caminhão de safari, na África do Sul

A vítima foi identificada como Juliana Gle Tourneau, do Novo México. Os turistas observavam uma manada de elefantes na cidade de Livingstone quando um dos animais se voltou contra o carro do grupo. Juliana Tourneau foi arremessada para fora do veículo e pisoteada pelo elefante.

"Juliana Gle Tourneau, 64 anos, natural do Novo México, Estados Unidos da América, morreu quarta-feira, por volta das 17h50, depois de ter sido derrubada de um veículo estacionado que tinha parado devido ao trânsito provocado por elefantes em redor da Ponte Cultural Maramba", disse Auxensio Daka, comissário de Polícia da Província do Sul, ao canal de televisão local ZNBC.

Em abril, outro caso semelhante aconteceu no país, quando um elefante em fúria atacou um grupo que participava de uma excursão com safári no Parque Nacional de Kafue, na Zâmbia. Após passar por um rebanho de animais, o caminhão passou a ser perseguido por mais de 800 metros pelo animal, que corria em alta velocidade. Ao alcançar o veículo e com cerca de cinco toneladas, o elefante colide contra o grupo até capotar o carro. Uma mulher americana de 80 anos teria morrido em decorrência do ataque e, segundo o DailyMail, outras cinco pessoas ficaram feridas.

Imagens registraram o momento do ataque ocorrido em abril. No vídeo, escuta-se quando um dos presentes narra que o animal se aproxima com rapidez. Poucos segundos depois, o motorista para o carro e tenta assustar o bicho com gritos, mas a estratégia não obtém sucesso.

Conforme o portal britânico, o CEO da Wilderness, empresa responsável pela empreitada e pela conservação do espaço, Keith Vincent, confirmou que uma hóspede americana de 80 anos foi morta, um segundo ficou gravemente ferido e outros quatro outros turistas tiveram ferimentos leves.

— Por volta das 09h30 de sábado, os seis convidados estavam no safári quando o veículo foi inesperadamente atacado pelo elefante. Nossos guias são todos extremamente bem treinados e experientes, mas infelizmente o terreno e a vegetação bloquearam a rota do guia. Ele não conseguiu retirar o veículo do perigo com rapidez suficiente. Este é um acontecimento extremamente trágico e apresentamos as nossas mais profundas condolências à família da hóspede que faleceu. Também estamos, naturalmente, apoiando todos os envolvidos neste incidente angustiante. O falecido será repatriado para os EUA —, disse Vincent.