Internacional

'Veredicto real será em novembro', diz Donald Trump após ser condenado nos EUA

O republicano foi condenado por fraude para comprar silêncio de atriz pornô; ele é o primeiro ex-presidente americano a ser declarado culpado num processo criminal

Agência O Globo - 30/05/2024
'Veredicto real será em novembro', diz Donald Trump após ser condenado nos EUA
Donald Trump - Foto: reprodução- agência Brasil

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi condenado, nos Estados Unidos, após um júri popular considerá-lo culpado em todas as 34 acusações das quais era alvo em um caso sobre falsificação de registros de negócios para encobrir um escândalo sexual que ameaçava prejudicar sua campanha presidencial em 2016. A sentença está prevista para sair em julho. Com o veredicto, o republicano, de 77 anos, se tornou o primeiro ex-presidente americano a ser condenado criminalmente na História dos EUA.

Candidato novamente à Casa Branca neste ano, Trump foi condenado por fraude contábil ao ocultar um pagamento de US$ 130 mil para comprar o silêncio da atriz pornô Stormy Daniels, em 2016, ano em que derrotou Hillary Clinton, do Partido Democrata, nas eleições. Segundo a acusação, o suborno foi usado para ocultar a relação com Daniels e, assim, interferir no processo eleitoral.

Após cinco semanas de testemunhos, os 12 jurados do Tribunal Criminal de Manhattan, em Nova York, deliberaram durante dois dias para decidir um caso decorrente da primeira candidatura de Trump à Casa Branca, quando, dizem os procuradores, ele perpetrou uma fraude contra o povo americano ao privá-los de informação vital antes das eleições de 2016.

Alinhado com a argumentação da Promotoria, o júri concordou que Trump cometeu fraudes contábeis para esconder o real propósito de um dinheiro dado a seu ex-advogado Michael D. Cohen. Apesar de disfarçados de gastos legais comuns, os pagamentos eram o reembolso por US$ 130 mil dados por Cohen como suborno à atriz pornô Stormy Daniels para que não revelasse ter mantido uma relação sexual com Trump.

A condenação criminal prevê uma pena de ao menos quatro anos de prisão, já que a sentença por cada uma das 34 acusações pode ser cumprida simultaneamente, mas Trump poderá nunca ver o interior de uma cela de prisão. Ele pode ser multado e cumprir uma pena de liberdade condicional, por causa de sua idade e do estatuto de réu primário.

Como é certo que Trump apelará do veredicto, deve levar anos até que o caso seja resolvido. Ainda assim, a decisão do júri é um momento marcante na História americana.