Internacional
Trump condenado: saiba quais são os próximos passos
Ex-presidente dos EUA prometeu recorrer, mas pode enfrentar limitações em sua capacidade de viajar e votar enquanto faz campanha para retornar à Casa Branca

A condenação do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump nesta quinta-feira é apenas o mais recente passo em sua odisseia legal no sistema Judiciário de Nova York. O juiz do caso, Juan Merchan, marcou a sentença de Trump para 11 de julho. Ele pode ser condenado a até quatro anos atrás das grades ou à liberdade condicional.
Trump já indicou que planeja recorrer, depois de meses criticando o caso e atacando o promotor público de Manhattan, que o apresentou, e o juiz Merchan, que presidiu o julgamento. No entanto, muito antes de esse recurso ser ouvido, o magnata estará envolvido nas engrenagens do sistema de justiça criminal.
Um relatório de pré-sentença faz recomendações com base no registro criminal do réu — Trump não tinha nenhum antes desse caso — bem como em sua história pessoal e no crime em si. O ex-presidente foi considerado culpado de falsificar registros comerciais em relação a um pagamento de US$ 130.000 a Stormy Daniels, uma estrela pornô que diz ter tido um breve encontro sexual com Trump em 2006, a fim de comprar seu silêncio.
Na audiência de apresentação, um psicólogo ou assistente social que trabalha para o departamento de liberdade condicional também pode conversar com Trump, durante a qual o réu pode “tentar causar uma boa impressão e explicar por que merece uma punição mais leve”, de acordo com o Sistema de Tribunais Unificados do Estado de Nova York.
O relatório da pré-sentença também pode incluir argumentos da defesa e descrever se “o réu está em um programa de aconselhamento ou tem um emprego estável”. No caso de Trump, é claro, ele está se candidatando, por assim dizer, a um emprego estável como presidente dos Estados Unidos, uma campanha que pode ser complicada por sua nova condição de criminoso, já que o magnata provavelmente terá que se apresentar regularmente a um oficial de liberdade condicional, e regras sobre viagens poderão ser impostas.
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
5DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis