Internacional
EUA: júri torna Trump o 1º ex-presidente a ser declarado culpado por crime
Donald Trump se tornou nesta quinta-feira, 30, o primeiro ex-presidente da história dos Estados Unidos a ser declarado culpado de um crime na Justiça americana. Um júri em Nova York condenou o republicano pelas acusações de que teria feito pagamentos de campanha ilegais para manter o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels.
A sentença deve definida apenas em 11 de julho, segundo a CNN. As punições poderiam incluir o pagamento de multas, restituições ou até a prisão, a depender da evolução do caso. Trump deve recorrer ao julgamento, de acordo com a expectativa de múltiplos especialistas consultados pela imprensa americana.
O caso se refere especificamente a reembolsos que Trump fez ao seu ex-advogado Michael Cohen para retribuir o pagamento a Stormy Daniels. O objetivo era impedir que Daniels tornasse público um caso extraconjugal que Trump teria tido com ela. O valor teria sido classificado ilegalmente como uma despesa de campanha em 2016.
A notícia pode complicar os planos de Trump de voltar à Casa Branca. O provável candidato republicano aparece à frente do presidente dos EUA, Joe Biden, na maior parte das pesquisas de intenção de voto para as eleições de novembro. No entanto, várias sondagens já indicaram que o eleitorado estaria mais resistente a apoiá-lo se ele fosse condenado.
Após o veredicto, a ação da Trump Media - controladora da rede social Truth Social - recuava 4,90% no after hours da Bolsa de Nova York (COM INFORMAÇÕES DA ASSOCIATED PRESS)
Mais lidas
-
1GRAVE ACIDENTE
Fisioterapeuta morre e filhos sobrevivem após colisão frontal entre carro e caminhão, em Marechal Deodoro
-
2ESCÂNDALO NO CSE
Áudio de Ibson Melo escancara crise no CSE: acusações contra Carlos Guruba agitam bastidores do clube; ouça o áudio aqui
-
3REVIRAVOLTA
Carlos Guruba se mostra insatisfeito com Prefeito-imperador e anuncia providências jurídicas: "Fomos traídos na disputa pelo CSE"
-
4NESTE SÁBADO
Três pessoas morrem carbonizadas após colisão entre carro e carreta na BR-423, em Inhapi
-
5MENTIRA OFICIAL
Prefeitura de Palmeira dos Índios omite pauta real de encontro com lideranças indígenas: o projeto do Parque Aquático em área demarcada