Internacional
Carlo Acutis: 'Influencer de Deus' será 1º santo 'millenium' após Vaticano reconhecer milagre que salvou brasileiro
Jovem italiano de 15 anos criou sites religiosos e uma exposição que documentava milagres eucarísticos; morreu em 2006, vítima de leucemia

Carlo Acutis, um adolescente louco por internet e cristão convicto conhecido como o “influencer de Deus”, cuja morte chocou a Itália em 2006, será canonizado depois que a Igreja Católica atribuiu um segundo milagre a ele, anunciou o Vaticano.
O Papa Francisco autorizou na quinta-feira o Dicastério para as Causas dos Santos, o departamento responsável pelas beatificações e canonizações, a “promulgar o milagre atribuído ao Beato Carlo Acutis”, disse a Santa Sé.
Carlo Acutis, que gostava muito de internet, tinha muito talento com computadores e, acima de tudo, era imbuído de uma fé precoce e intensa, criou sites religiosos e uma exposição que documentava milagres eucarísticos. Sua mãe, Antonia Salzano, recebeu a notícia com “grande alegria”.
— O Senhor respondeu ao desejo de tantas pessoas que rezaram por sua canonização — disse ela à Rádio Vaticano nesta sexta-feira.
Nascido em Londres, em 3 de maio de 1991, de pais italianos, o adolescente morreu de leucemia fulminante aos 15 anos de idade, em 12 de outubro de 2006, em Monza, perto de Milão, no norte da Itália. “Todos os homens nascem como originais, mas muitos morrem como fotocópias, não deixem que isso aconteça com vocês”, aconselhou Carlo à sua geração.
Essa citação foi incluída por Francisco em 2019 em um longo texto dirigido aos jovens, alertando-os contra os “gigantescos interesses econômicos” da Internet, onde são divulgadas “notícias falsas”. Carlo Acutis foi declarado “venerável” em 2018 e um primeiro milagre, reconhecido em 2020 pelo Vaticano, abriu o caminho para sua beatificação, o último passo antes de se tornar um santo.
Em 2013, um menino brasileiro que sofria de problemas digestivos e de uma rara anomalia no pâncreas foi salvo sem cirurgia depois que sua família rezou para Carlo, segundo a Igreja Católica. Um consistório - a assembleia de cardeais - deve agora definir uma data para a canonização.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios