Esportes

Palmeiras anuncia a contratação de Felipe Anderson; relembre a trajetória do jogador

Aos 31 anos, meia foi revelado pelo Santos, mas atua na Europa há mais de dez anos

Agência O Globo - 15/04/2024
Palmeiras anuncia a contratação de Felipe Anderson; relembre a trajetória do jogador

O Palmeiras anunciou nesta segunda-feira a contratação do meia Felipe Anderson, de 31 anos, que estava na Lazio, da Itália. Em fim de contrato com o clube, ele poderia, desde janeiro, assinar um pré-contrato com qualquer clube e se transferir de maneira gratuita. Para fechar o negócio, o alviverde conseguiu superar até mesmo a concorrência dos grandes clubes europeus, uma vez que, segundo a imprensa local, a Juventus tinha feito uma proposta ao jogador.

Com problemas no setor defensivo: Botafogo monitora situação de zagueiro Mina, antigo sonho do clube

Mais mercado: Hugo Moura chega ao Rio para assinar com o Vasco e ficar à disposição de Ramón Díaz

O meia retorna ao futebol brasileiro depois de 11 anos, após ser revelado pelo Santos e ter passagens, além da Lazio, por Porto e West Ham, na Europa. Felipe Anderson chegou aos profissionais do Santos em 2010, momento em que acabou tendo menor destaque por conta da ascensão da chamada "Geração Neymar", que contava, além do craque, atualmente no Al-Hilal, da Arábia Saudita, com promessas como Ganso, André, Danilo, Alan Patrick, entre outros.

Já nesta primeira temporada entre os profissionais (após se destacar no time vice-campeão da Copa São Paulo daquele ano), o jogador faria parte do elenco que conquistaria o país com belas atuações, que levariam o time ao título da Copa do Brasil. No ano seguinte, Felipe Anderson era opção no banco de reservas do técnico Muricy Ramalho, que levaria o Santos ao tricampeonato da Libertadores.

Em meados de 2013, o meia foi vendido pelo clube da Vila Belmiro com a Lazio, em negócio em torno de 7 milhões de euros. Embora tenha demorado a engrenar no clube italiano, Felipe Anderson assumiu papel de destaque no time meses depois, tendo, inclusive, recebido sua primeira convocação para a seleção brasileira, em 2015.

As boas atuações o levariam ao futebol inglês em 2018, negociado com o West Ham por 38 milhões de euros. Em 2016, ele faria parte dos convocados para disputar as Olimpíadas do Rio, na qual o Brasil levaria a medalha de ouro após superar a Alemanha na final, na disputa de pênaltis — na decisão, Felipe começaria no banco, mas entraria no decorrer do jogo.

No West Ham, contudo, ele não conseguiu repetir as boas atuações e acabou emprestado ao Porto em 2020. Novamente sem se destacar, ele retornaria ao West Ham no ano seguinte, quando seria negociado em definitivo com a Lazio, voltando ao clube em que teve maior sucesso no Velho Continente.

Na Itália, o brasileiro voltaria às boas atuações, marcando oito gols e dando sete assistências logo na primeira temporada após o retorno. As boas atuações seguiriam na temporada seguinte e na atual temporada, quando o jogador recebeu diversas propostas para renovar com a Lazio, mas recusou todas elas — a última delas, um acordo até 2028, propunha vencimentos na casa dos 3,5 milhões de euros líquidos por temporada.

Dada a resistência do atleta, clubes como a Juventus entraram na disputa, mas também não conseguiram chegar a um acordo com o staff do jogador.

Fechado com o Palmeiras, o jogador chega para brigar por uma vaga no setor de meio- campo alviverde, que conta com o titular absoluto Raphael Veiga e outros nomes que brigam por espaço, como o recém-contratado Lázaro.