Economia

Concurso Nacional Unificado: governo amplia lista de cidades, e provas serão aplicadas em 228 municípios

Localidades no entorno do Distrito Federal são incluídas devido ao elevado número de inscrições. Em todo o país, foram 2,1 milhões de inscritos

Agência O Globo - 04/04/2024
Concurso Nacional Unificado: governo amplia lista de cidades, e provas serão aplicadas em 228 municípios
Enem - Foto: Arquivo/Agência Brasil

O número de municípios onde serão aplicadas as provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi ampliado. Agora, serão 228 cidades contempladas, sendo que o destaque fica por conta da inclusão de oito novas cidades no entorno do Distrito Federal, informou a comissão organizadora da seleção. Serão preenchidas 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal.

Madonna ou emprego? Fãs da cantora vivem dilema com show histórico na véspera do Concurso Nacional Unificado

Concurso Nacional Unificado: Veja a lista dos cargos com maior número de inscritos

As novas cidades que passam a fazer parte do rol de aplicação das provas são Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.

Coordenador de Logística do CNU, Alexandre Retamal explicou que a escolha dos novos polos no entorno do Distrito Federal se deu pelo alto número de inscritos residentes nessas localidades: são 220 mil candidatos inscritos na região, número que lidera o ranking de inscrições.

No total, 2,1 milhões de candidatos se inscreveram para tentar uma vaga no certame. O CNU já é considerado o maior concurso em termos de candidatos inscritos no Brasil, superando marcas anteriores, como as dos concursos do Banco do Brasil realizados em 2021 e em 2022, que registraram 1,6 milhão e 1,5 milhão de inscrições, respectivamente.

Perdeu o Concurso Nacional Unificado? Confira outros com inscrições abertas e o que vem por aí

A aplicação das provas acontecerá no dia 5 de maio.

Orientações do ministério

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pelo certame, enviou ofícios aos governadores e prefeitos das cidades contempladas, solicitando cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias para a realização das provas.

A ministra Esther Dweck destacou a importância de evitar grandes eventos nas cidades onde as provas serão aplicadas, com o objetivo de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Saiba: Qual a melhor estratégia de estudo para o Concurso Unificado Nacional? Como fazer simulados? Confira um guia para se preparar para a prova

– Para assegurar a execução tranquila do concurso, estão sendo estabelecidas parcerias estratégicas com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – afirmou.

Dia da prova

A prova única está marcada para o dia 5 de maio. Com 228 municípios da lista, a aplicação das provas será em aproximadamente 5.150 locais como escolas e prédios públicos. Em todo o país, serão mais de 77 mil salas e 46 candidatos por sala.

Manhã (2h30 de prova)

Nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimento específico do bloco.

Nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Tarde (3h30 de prova)

Nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).

Nível médio: provas objetivas (40 questões).

Cronograma previsto para o Concurso Unificado:

5 de maio: aplicação das provas

30 de julho: divulgação final dos resultados

5 de agosto: início da convocação para posse e cursos de formação

.