Internacional
Pilotos de companhia aérea da Indonésia adormeceram durante voo com 153 passageiros
Apesar de incidente ter causado erros de navegação, ninguém ficou ferido no episódio
A agência de segurança da aviação da Indonésia pediu melhoras nos mecanismos de monitorização da fadiga dos pilotos depois de uma investigação ter revelado que dois pilotos num voo comercial adormeceram recentemente durante o voo.
No dia 25 de janeiro, um piloto e um copiloto adormeceram simultaneamente durante cerca de 28 minutos durante um voo da Batik Air de Sulawesi, no norte do país, para a capital Jacarta, segundo um relatório preliminar do Comitê Nacional de Segurança Aérea. (KNKT).
O relatório, de que a AFP teve conhecimento na sexta-feira, foi publicado no site da agência no final de fevereiro.
A Indonésia é um vasto arquipélago com um fraco historial de segurança aérea, apesar de depender fortemente deste transporte para ligar os seus milhares de ilhas.
Segundo a reportagem, um dos pilotos não havia descansado adequadamente na noite anterior ao voo. O incidente causou uma série de erros de navegação, mas todos os 153 passageiros e quatro comissários de bordo do Airbus A320 saíram ilesos durante a viagem de duas horas e 35 minutos.
Meia hora após a decolagem, o capitão pediu permissão para descansar ao copiloto, que assumiu os controles do aparelho, mas também acabou adormecendo, segundo a reportagem.
Vinte e oito minutos após a última transmissão gravada, o piloto acordou, percebeu que seu copiloto estava dormindo e que o avião não seguia a trajetória de voo correta, e corrigiu após acordar seu copiloto e atender aos chamados. Jacarta.
A KNKT instou a Batik Air a criar procedimentos detalhados para garantir que os pilotos e a tripulação estejam devidamente descansados antes dos voos.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel