Alagoas
Confira os horários de funcionamento das Unidades do Hemoal durante o feriado de Carnaval
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
Enquanto os alagoanos estiverem aproveitando o feriadão de Carnaval para
brincar ou descansar, as equipes de plantonistas do Hemocentro de Alagoas
(Hemoal) estarão atuando para captar e distribuir sangue e hemocomponentes às
maternidades e hospitais. Para isso, os postos de coleta e dispensação de
sangue tiveram suas escalas de profissionais reforçadas pela Direção da
Hemorrede Pública de Alagoas.
Deste modo, durante o período momesco, as Unidades do Hemoal Maceió, situadas nos bairros Trapiche e na Via Expressa, irão funcionar das 7h30 às 17h no sábado (10), na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14). Já a Unidade do Hemoal Arapiraca, localizada no bairro Eldorado, também irá receber candidatos à doação de sangue no sábado (10), na segunda (12), terça (13) e quarta-feira (14), no horário das 7h30 às 12h e das 13h às 16h.
"Com esta iniciativa possibilitamos que os voluntários que desejarem doar sangue na capital ou no interior terão a oportunidade de praticar esse gesto nobre e altruísta, que pode salvar até quatro vidas. Nosso propósito é assegurar sangue e hemocomponentes para atender a toda a demanda transfusional para todos os alagoanos e turistas que precisarem, desde o sábado de Zé Pereira até a quarta-feira de cinzas", ressaltou a diretora do Hemoal, médica Verônica Guedes.
Critérios
A diretora do Hemoal salientou que, entre os principais pré-requisitos para doar sangue, estão ter idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos, e portar um documento de identificação oficial e original com foto. É obrigatório, ainda, comparecer ao posto de doação de sangue usando máscara e, caso seja menor de 18 anos, o voluntário tem que estar acompanhado do responsável legal, que deve portar um documento de identificação oficial.
Com relação aos impedimentos para doar sangue, Verônica Guedes esclareceu que o voluntário não pode ter contraído Aids, doença de Chagas, sífilis e hepatite após os 11 anos. No caso das pessoas que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento ocorre pelo período de um ano, contado a partir da data do procedimento.
"Ressaltamos, também, que o voluntário deve ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação, e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o procedimento. É importante ressaltar que as mulheres ficam impedidas de doar, apenas, se estiverem grávidas ou amamentando".
Mais lidas
-
1
Aos 75 anos Ney Mato Grosso posa sem camisa em ensaio ao lado de jovem rapper
-
2AUTORITARISMO FREADO
Ex-prefeito Júlio Cezar é alvo de medida protetiva por ataques a servidor público
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4EUA
Membros da OTAN não aceitarão a Ucrânia na Aliança por medo de guerra com a Rússia, diz professor
-
5INTERNET
Enviado especial de Trump pede a Musk que torne a Starlink gratuita no Irã