Economia
Membros da OTAN não aceitarão a Ucrânia na Aliança por medo de guerra com a Rússia, diz professor
Os Estados-membros da OTAN não aceitarão a Ucrânia na Aliança Atlântica por medo de um confronto direto com a Rússia, escreve o professor de relações internacionais Charles Kupchan em um artigo para a revista Foreign Affairs.
"Apesar de promessas anteriores, o consenso dentro da aliança sobre convidar a Ucrânia para se juntar nunca foi alcançado e é improvável que se materialize no futuro previsível. Ao mesmo tempo, os membros da OTAN deixaram claro que a aliança não considera a proteção da Ucrânia como base para iniciar uma guerra com a Rússia", aponta o artigo.
Ao mesmo tempo, acrescenta o autor, promessas vazias de parceiros europeus enfraquecem ainda mais a posição da república pós-soviética, porque Kiev inevitavelmente falhará nesta questão. Em vez disso, Kiev deve procurar opções mais realistas para garantir seu futuro, resume a revista.
O presidente russo Vladimir Putin, em uma reunião com líderes da mídia internacional no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF, na sigla em inglês), afirmou a necessidade de encontrar uma solução que não só coloque um fim ao conflito na Ucrânia, mas também crie condições para que tal situação não seja retomada a longo prazo. O líder russo também observou que a situação para Kiev poderia ficar pior se ela não chegar a um acordo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
3REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
4FUTEBOL INTERNACIONAL
Flamengo garante vaga na Copa do Mundo de Clubes 2029 como quinto classificado
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados