Economia
Avianca, American Airlines e Emirates anunciam mais voos diretos para o Rio
Companhia americana vai inaugurar rota diária para Dallas, no Texas, entre outubro e março de 2025, e ampliará frequências para Nova York, enquanto conexões para Bogotá e Dubai terão um voo a mais por semana

Avianca, American Airlines e Emirates anunciaram mais voos para o Rio, na esteira da transferência de conexões domésticas para o Aeroporto Internacional do Galeão. Segundo a RIOgaleão, operadora do terminal, e a Prefeitura do Rio, são os primeiros resultados do fundo financeiro de até R$ 270 milhões que pretende atrair mais voos para a cidade. Turkish Airways, Qatar Airways e a Neos, italiana especializada em destinos de lazer, estão na fila para anunciar expansões.
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Os novos voos começarão a operar a partir de abril, outubro e dezembro, respectivamente. No caso da Emirates, além de uma frequência semanal a mais na rota Rio-Dubai, a companhia passará a oferecer o serviço de stop-over, quando o passageiro pode parar numa escala sem custo adicional, o primeiro do tipo envolvendo o Rio.
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Lançado nos primeiros dias do ano, o fundo financeiro terá até R$ 150 milhões da concessionária e até R$ 120 milhões dos governos. Os recursos poderão custear investimentos em marketing e promoção, feitos em campanhas conjuntas com as companhias aéreas, para divulgar o lançamento de rotas ou a ampliação de frequências.
Fundo apoia marketing e promoção
A ideia, levada à Prefeitura e ao governo estadual pela RIOgaleão, é dar um incentivo adicional para as companhias aéreas decidirem voar para o Rio. O apoio na promoção e marketing se soma às isenções de tarifas aeroportuárias cobradas das empresas, que a concessionária já tinha anunciado em agosto do ano passado.
Os apoios são negociados caso a caso. A nova rota direta da American Airlines entre Dallas, no Texas, e Rio, por exemplo, receberá um pacote total de incentivos de US$ 4 milhões ao longo de três anos, informou o diretor de Negócios Aéreos da RIOgaleão, Patrick Fehring. Segundo o executivo, o fundo não dá subsídios para as companhias voarem:
– Ele não paga por assento, ajuda a fomentar a demanda e o número de turistas.
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De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Econômico do Rio de Janeiro, Chicão Bulhões, esse tipo de incentivo é feito por diversos destinos turísticos mundo afora:
– Toda nova rota ou frequência é uma aposta (da companhia aérea) no destino. A aposta envolve risco. O fundo ajuda a diminuir o risco.
Rio-Dallas direto a partir de outubro de 2024
Anunciada ontem, a nova rota Rio-Dallas começará a operar em 28 de outubro e estará disponível na malha aérea até 30 de março de 2025, informou a American Airlines, em nota. A frequência será diária. Os voos sairão às 23h30 do Rio, chegando 6h50 do dia seguinte em Dallas; a partida da cidade texana será sempre às 19h do horário local.
De lá, o passageiro da American Airlines terá a opção de conexões com 875 voos diários, para locais na Ásia, Europa, Caribe e Canadá, além de cerca de 175 cidades nos EUA.
A nova rota poderá também ampliar a movimentação de cargas no Galeão. Segundo Fehring, 35% do volume de importações que chegou pelo Galeão em 2023 com origem nos EUA vieram pela Europa.
Um voo diário como o entre Dallas e Rio tem capacidade de transportar 280 toneladas de carga por semana, disse o diretor da concessionária – em 2023, US$ 10 bilhões em importações chegaram ao Brasil pelo Galeão, um total de 40 mil toneladas, o que dá uma média de 780 toneladas por semana.
A American Airlines também anunciou o aumento temporário – entre outubro e março de 2025 – na rota direta Rio-Nova York. Atualmente a rota tem três voos por semana. Nesse período de cinco meses, a operação será diária. Com isso, na alta temporada, a companhia americana terá quatro voos diretos por dia do Rio para os EUA.
A Avianca tem hoje três voos por semana ligando diretamente o Rio a Bogotá, capital da Colômbia. A partir de abril, serão quatro voos por semana, informou a companhia colombiana anteontem.
De Buenos Aires a Dubai, com paradinha no Rio
Já a Emirates elevará a frequência na rota Buenos Aires-Rio-Dubai a partir de dezembro deste ano. Dos atuais quatro voos por semana, serão cinco.
O serviço de stop-over, por sua vez, já está sendo oferecido. Com os recursos do fundo financeiro, além de divulgar a novidade, a Emirates firmou parcerias com hotéis da cidade – alguns oferecem descontos – e com a RIOgaleão, para oferecer serviços como motorista particular do aeroporto para a cidade, desconto na sala VIP do terminal e no serviço de guarda-volumes. O objetivo é convencer quem está saindo da Argentina – ou de Dubai – a parar uns dias no Rio, em vez de ficar no avião durante a escala.
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Segundo Ana Paula Lopes, gerente de Aviation Marketing da RIOgaleão, a concessionária tem negociado parcerias para que outras companhias ofereçam o serviço de stop-over no Rio. A British Airways, que também opera uma rota Buenos Aires-Rio-Londres, e as nacionais Gol Linhas Aéreas e Latam demonstraram interesse.
Crise da Gol não assusta Galeão
O secretário Bulhões destacou a importância do fundo como uma política pública, num momento em que as autoridades locais tentam recuperar a demanda do Galeão. E em que as companhias aéreas ainda enfrentam dificuldades financeiras, no rescaldo da crise causada pela Covid-19.
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Das três companhias aéreas que dominam o mercado doméstico brasileiro, a Gol Linhas Aéreas, que pediu recuperação judicial nos EUA, foi a que demonstrou o maior apetite na transferência de voos para o Galeão. Segundo Fehring, os problemas financeiros da companhia não têm atingido a concessionária e é possível que não haja prejuízos operacionais:
– Semana que vem, vamos conversar com eles sobre planejamento de malha.
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