Economia
Marcas dos cariocas/Sites de compras
Cartões próprios, jogos, lives e plataforma de entretenimento ajudam a fidelizar clientes

O clique final de uma compra é importante, mas, para o e-commerce, as formas de chegar lá podem ser ainda mais. Nessa jornada, plataformas de comércio se tornam também aplicativos com jogos, entretenimento e serviço financeiro.
Marcas dos Cariocas: Veja a lista das favoritas de quem vive no Rio
Na Amazon, o último ano foi de ampliação da estrutura de logística no Brasil. Mas não só isso. A gigante do e-commerce global também estreou seu cartão de crédito, uma parceria com o Bradesco e a Mastercard. Programa de recompensas, parcelamento estendido sem juros e cashback para cada compra são algumas das vantagens do serviço.
— Sempre tivemos a preocupação em oferecer diferentes formas de pagamento que se ajustassem à realidade brasileira e, por isso, depois do pagamento via Pix, decidimos lançar o cartão —diz Camila Nunes, diretora de Marketing e Prime da Amazon Brasil.
Enquanto amplia benefícios, a primeira colocada da categoria investe em formas de chegar mais rápido às casas dos consumidores. A operação inclui dez centros de distribuição e 22 estações de entrega que conectam 50 mil vendedores.
No Mercado Livre, a aposta é chegar às telas dos brasileiros — e, a partir daí, vender mais. Para isso, a empresa apresentou este ano o Mercado Play, plataforma de streaming com catálogo de filmes e séries gratuitos. Thais Souza Nicolau, diretora de Branding Latam do Mercado Livre no Brasil, diz que o serviço deve aumentar a frequência do usuário no app e fortalecer a conexão com os consumidores.
— Do ponto de vista dos nossos usuários, incrementa a experiência. Do ponto de vista dos nossos vendedores, dá robustez ao ecossistema, atrai novos clientes e colabora com a retenção dos usuários — afirma Thais.
No caso da Shopee, a experiência de compra tem se tornado também uma experiência de entretenimento. A empresa tem uma linha de jogos interativos que transformam pontos virtuais em cashback que podem ser usados em compras. No último ano, a companhia fortaleceu o braço Shopee Lives, de transmissões ao vivo diretamente no app.
Segundo Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee, o objetivo é “levar entretenimento e ajudar os consumidores a tomarem decisão de compra, conhecendo mais dos produtos, com descontos e benefícios exclusivos”. Desde o lançamento da ferramenta, foram mais de 4,6 mil lives, 115 milhões de visualizações e vendedores com um aumento de 460% das vendas diárias.
As 5+
Amazon
Mercado Livre
Shopee
Shein
Magazine Luiza
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
3DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país
-
4JUSTIÇA E CONTRADIÇÕES
Reprodução simulada da morte de adolescente em Palmeira dos Índios revela versões conflitantes
-
5LEGISLATIVO
UPA e leilões públicos são temas centrais na sessão desta quarta na Câmara de Palmeira dos Índios