Internacional
Saiba quanto ganha o vencedor do Prêmio Nobel da Paz, que será anunciado nesta sexta
Valor total, pode ser compartilhado por até três pessoas ou organizações; veja quanto é

O Prêmio Nobel da Paz, concedido desde 1901 e que será anunciado nesta sexta-feira, é um dos cinco prêmios instituídos em seu testamento pelo químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896). Ele é dotado atualmente com dez milhões de coroas suecas (R$ 4,8 milhões), valor que pode ser compartilhado por até três pessoas ou organizações.
Após protestos: Fundação Nobel recua em convite a embaixador russo em cerimônia de prêmio
Em 2022: Em meio à guerra, Nobel da Paz vai para ativista Ales Bialiatski e organizações de direitos humanos russa e ucraniana
Nobel, inventor da dinamite, estava profundamente preocupado pelos horrores da guerra após comprovar os efeitos do explosivo no conflito franco-prussiano e quis que um de seus prêmios fosse dedicado "a pessoa ou entidade que mais ou melhor tenha contribuído à aproximação dos povos, à supressão ou redução dos exércitos permanentes e à promoção de congressos pela paz".
Constituída a Fundação Nobel, os prêmios foram concedidos pela primeira vez em 1901, cinco anos após a morte de seu criador. O prêmio é outorgado por um comitê de cinco pessoas escolhidas pelo Parlamento norueguês. Ao longo dos anos, no entanto, a concessão do Nobel da Paz levantou várias críticas e polêmicas em torno da personalidade e dos antecedentes da pessoa escolhida.
Nobel da Física: Físicos que criaram pulsos ultrarrápidos de luz para estudar elétrons ganham o Nobel
Só uma pessoa o rejeitou: o vietnamita Le Duc Tho. Ele justificou a negativa afirmando que, quando lhe foi outorgado o prêmio, em 1973, ainda não tinha ainda conseguido a paz em seu país, o Vietnã do Norte. Naquele ano, o prêmio também foi concedido ao então secretário de Estado americano Henry Kissinger. Mais tarde, uma investigação da CIA comprovou suas implicações no golpe de Estado de Augusto Pinochet, no Chile, no mesmo ano em que ele recebeu o título.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5REVIRAVOLTA
Motorista por aplicativo confessa que forjou sequestro e incêndio para fraudar seguro em Maceió