Esportes

Torcedor do Fluminense flagra colorado com máscara de macaco provocando tricolores no Maracanã e pede punição

Vídeo foi registrado antes de a bola rolar e mostrado às autoridades presentes na arquibancada: policiais e seguranças privados

Agência O Globo - 28/09/2023
Torcedor do Fluminense flagra colorado com máscara de macaco provocando tricolores no Maracanã e pede punição

Antes de Fluminense e Internacional duelarem no primeiro jogo da semifinal da Libertadores, nesta quarta-feira, no Maracanã, mais um episódio de racismo ocorreu na arquibancada, algo que vem se tornando comum em partidas da Conmebol. Um torcedor tricolor filmou o momento que um homem no setor de visitantes aparece usando uma máscara de macaco gesticulando em direção aos rivais (veja as imagens abaixo).

O autor do vídeo é o motorista de van Daniel Araújo, de 40 anos. O tricolor conta que estava no setor Leste Superior, ao lado do setor Norte Superior, espaço para a torcida visitante, quando registrou o momento:

— Estávamos naquela euforia antes do jogo, cantando e torcendo, e aí vi pessoas apontando para a torcida do Internacional. A gente avistou um ato racista de um torcedor, com uma máscara de macaco e fazendo gestos racistas, imitando o animal. Eu estava com o celular na mão e conseguiu gravar, mas quando ele viu que eu estava filmando, ele se abaixou, e não conseguimos ver mais.

Araújo diz ainda que mostrou o vídeo para autoridades presentes na arquibancada, tanto da Polícia Militar quanto da Sunset, empresa de segurança privada que cuida do Maracanã. Segundo ele, apesar do rosto coberto, seria possível identificar o homem nas imagens:

— Eles ficaram de averiguar, mas não tinha como ver quem era porque o rapaz estava de máscara. Aproximamos o vídeo e vimos uma tatuagem no braço do torcedor do Internacional que fez o gesto racista. Acho que eles acionaram a segurança privada do Marcanã, e dali foram para o setor do Internacional, mas depois não consegui ver o que aconteceu.

O motorista se diz indignado com o ocorrido e acredita que o ato não pode ficar impune.

— Não sei como dá para entrar no estádio com uma máscara dessas. É lamentável, pelo que a gente vive no futebol. São vários atos racistas, não só no Brasil, mas também na Europa. A gente espera que as autoridades consigam localizar esse torcedor e ele seja punido pelo que fez — afirma.

A Polícia Militar e a Sunset foram contactadas para dar informações sobre a denúncia e possíveis desdobramentos, mas ainda não retornaram o contato.