Internacional
Após expansão do Brics, EUA esperam que cúpula na Índia 'mostre G20 como principal fórum de cooperação econômica'
Argentina, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes vão se somar ao grupo em 1º de janeiro de 2024
Os Estados Unidos minimizaram nesta quinta-feira a expansão do grupo Brics para incluir seis novos membros, anunciada durante reunião de cúpula na África do Sul, ressaltando que continuará trabalhando com todos os seus parceiros no mundo. Argentina, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Irã e Emirados Árabes vão se somar ao grupo em 1º de janeiro de 2024, anunciaram seus fundadores (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).
Editorial: Ampliação do Brics reflete relevância menor do Brasil
Novos países: China ganha e Brasil tem conquistas no bloco, agora dominado por ditaduras
"Os Estados Unidos reiteram sua posição de que os países podem escolher os parceiros e grupos aos quais desejam se associar", declarou um porta-voz do Departamento de Estado. "Continuaremos trabalhando com nossos parceiros e aliados em fóruns bilaterais, regionais e multilaterais."
A Índia, membro do Brics do qual os Estados Unidos se aproximaram nos últimos tempos, organiza a reunião de cúpula do G20 que sediará no mês que vem em Nova Délhi.
Bloco expandido: Argentina, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos
Jake Sullivan, assessor de Segurança Nacional do presidente americano, conversou hoje com seus pares do Reino Unido, França, Alemanha e Itália sobre esse evento e o apoio à Ucrânia, em reunião na Casa Branca.
As potências ocidentais esperam que a reunião em Nova Délhi mostre "o papel do G20 como principal fórum de cooperação econômica, conduzindo uma agenda positiva e ambiciosa para os países emergentes e em desenvolvimento", declarou o governo americano.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4GRANDE LÍDER
Luto: Alagoas dá adeus a Benedito de Lira
-
5O VICE
Vice-prefeito Henrique Alves Pinto (PP) assume a prefeitura da Barra de São Miguel