Geral
Rio de Janeiro decreta emergência zoossanitária por gripe aviária

O Governo do Rio de Janeiro decretou estado de emergência zoossanitária em função do vírus da Influenza Aviária, infecção pelo vírus H5N1. A medida vale por 180 dias.
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento informou que a doença está controlada e que foram registrados 16 casos em nove municípios, mas apenas em aves silvestres migratórias.
Segundo a Secretaria, a decretação do estado de emergência permite uma resposta mais rápida em casos de novos focos de gripe aviária, e a necessidade de resguardar a avicultura comercial e de subsistência no território fluminense.
Ainda de acordo com a secretaria de saúde, a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo vírus da Influenza Aviária ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas, vivas ou mortas.
Saúde O governa afirma que a doença está sob controle Rio de Janeiro 18/08/2023 - 21:13 Jacson Segundo / Beatriz Albuquerque Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional Gripe Aviaria sexta-feira, 18 Agosto, 2023 - 21:13 1:03
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3PRISÃO
Polícia Civil prende estelionatário que aplicou golpes em várias construtoras de Alagoas
-
4DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
5POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?