Geral
Parceria entre Conagreste e Senac promove oficina de BPF para produtores da agroindústria dos municípios consorciados

No intuito de levar orientação e melhor qualificação para os produtores dos nossos municípios consorciados, O Consórcio Internacional do Agreste Alagoano (Conagreste), em parceria com o Senac Alagoas (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), reuniu, nesta quarta-feira (16), empresários agroindústrias para a oficina: Boas Práticas de Fabricação.
A oficina, ministrada pela chef Lhá Guimarães, pautou as boas práticas na fabricação de alimentos, apontando os principais perigos e meios de contaminação durante o processamento. Também foram elencadas as ferramentas de controle utilizadas para garantir a redução de riscos e um alimento seguro para o consumo.
As veterinárias do Serviço de Inspeção Municipal Consorciado do Conagreste (SIM/Conagreste), Taíne Soares e Camila Santos, acompanharam a oficina e verificaram de perto a participação dos produtores potenciais à adesão e conquista do selo, que aumenta a qualidade do seus produtos e amplia a comercialização.
De maneira interativa, os participantes da oficina foram orientados quanto à importância da higiene pessoal, assim como do local, dos equipamentos e utensílios , e os cuidados e medidas que devem ser tomadas no momento da fabricação dos produtos. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são formas de garantir aos consumidores que eles estão consumindo algo que foi inspecionado e aprovado pelo órgão que regulamenta a produção. Isso faz com que uma indústria se torne muito mais confiável e tenha controle sobre o que é produzido e ofertado no mercado.
Pensando em atualizar os produtores quanto aos cuidados necessários durante a fabricação, o Conagreste promoveu a oficina em parceria com o Senac, no intuito de garantir que os produtores primem pelas suas produções e que os alimentos tenham alta qualidade e excelência na fabricação, como manda as leis sanitárias vigentes. Desta forma, tanto o produtor, quanto o consumidor são beneficiados.
“A oficina de boas práticas na fabricação de alimentos foi bastante produtiva para nossos produtores. Eles tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender novas técnicas de controle, para assim terem a produção alimentar livre de microrganismos patogênicos. Logo, nós do SIM/Conagreste, vimos o quanto é essencial a qualificação técnica dos manipuladores, a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária dos alimentos produzidos por eles, que buscam o selo de inspeção”, ressaltou a veterinária do Conagreste, Camila Santos.
Mais lidas
-
1NA RUA COHAB NOVA
Mortes em Delmiro Gouveia: Polícia diz que foi homicídio seguido de suicídio
-
2CORRUPÇÃO
O fio do novelo foi puxado: rachadinhas em Câmaras Municipais começam a desmoronar em Alagoas
-
3DENÚNCIA
Ronaldo Medeiros denuncia “panelinha” no PT de Palmeira dos Índios e lança Antides Basílio como símbolo da renovação
-
4POSSE COM ÔNIBUS E LANCHE DE GRAÇA DE PALMEIRA PRA MACEIÓ
Júlio Cezar deixa Prefeitura para assumir cargo estadual; ônibus e lanches para levar a plateia: quem pagará a conta?
-
5NA PRISÃO
Collor recebe proposta de emprego com salário mínimo para reduzir pena, diz portal