Esportes
Infográfico mostra por que Alexia Putellas, da Espanha, é a melhor jogadora do mundo
Duas vezes melhor do mundo é conhecida como "canhota de ouro" e é trunfo contra a Suíça nas oitavas de final da Copa do Mundo

A capital da Nova Zelândia, Auckland, recebe o primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Mundo Feminina 2023. Às 2h (de Brasília), Suíça e Espanha abrem a fase mata-mata da competição, em duelo que conta com a atual melhor jogadora do mundo dentro de campo. A Fúria conta com uma importante peça do elenco para tentar avançar na competição: a "canhota de ouro" Alexia Putellas, eleita duas vezes consecutiva a melhor jogadora do mundo, pela Fifa e pelo Bola de Ouro.
A jogadora, que está há 11 anos no Barcelona, perdeu parte da temporada 21/22: na preparação da Espanha para a Euro, ela rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e ficou fora dos gramados por quase um ano. Putellas voltou em fevereiro deste ano, ainda sem jogar uma partida completa pela equipe catalã. Na Copa do Mundo, entrou em campo no final da goleada por 5 a 0 sobre a Zâmbia, na Estreia, e foi titular contra a Costa Rica, quando a Espanha venceu por 4 a 0, mas atuou apenas na primeira etapa. Contra o Japão, teve 62 minutos em campo, e a expectativa é de que no mata-mata, também mantenha a titularidade.
Os números da carreira de Putellas não deixam espaço para dúvidas: pelo Barcelona, venceu duas Champions League — eleita a melhor jogadora do torneio em 2020/21 —, sete títulos da La Liga, seis Copas da Rainha e três Supercopas. Os títulos de melhor do mundo, e também de melhor da Europa, vieram pelas temporadas de 2021 e 2022: na última temporada antes da lesão, foram 42 gols e 22 assistências em 54 jogos.
Para chegar a esse número, Putellas tem à disposição algumas armas de seu arsenal. Tanto no Barcelona quanto na Espanha, Putellas joga como meia-esquerda num sistema 4-4-3, distribuindo jogadas para companheiras de elenco desmarcadas, deixando-as em boa posição para finalização. Foi o que ela fez na vitória contra a Costa Rica, quando cruzou próxima à linha do fundo para Alba Redondo finalizar de cabeça e marcar o segundo gol da Espanha. Em outros momentos, se movimenta como uma "falsa 9", conseguindo fugir da marcação e aparecer de frente para o gol, surpreendendo a defesa adversária e tendo visão livre para finalizar.
Batedora oficial da Espanha e do Barcelona, Putellas também tem boa leitura na bola parada. É quando a "canhota de ouro" entra em ação, e a jogadora costuma esperar a decisão da goleira por um lado para finalizar no outro. Em geral, finaliza com um chute cruzado no canto esquerdo das arqueiras.
Contra a Suíça, Putellas também conta com o apoio do elenco estrelado da Espanha: as atacantes Paralluelo, Navarro e Hermoso, das meias Abelleira e Bonmatí e das defensoras Battle, Carmona e Paredes. Apesar de ter sofrido uma goleada para o Japão, a Fúria teve exibições melhores no Mundial, enquanto a Suíça teve desempenho mais apagado. Na estreia, venceu as Filipinas por 2 a 0, mas conseguiu a classificação depois de empates em 0 a 0 com a anfitriã Nova Zelândia e a Noruega.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5REVIRAVOLTA
Motorista por aplicativo confessa que forjou sequestro e incêndio para fraudar seguro em Maceió