Economia

Um olhar sobre a campanha de marketing genial de US$ 150 milhões da 'Barbie'

Filme arrecadou mais de US$ 160 milhões em vendas de ingressos no fim de semana de estreia, tornando-se o maior lançamento de todos os tempos de um filme dirigido por uma mulher

Agência O Globo - 26/07/2023
Um olhar sobre a campanha de marketing genial de US$ 150 milhões da 'Barbie'
Barbie - Foto: Reprodução

Ninguém que entrava no cinema realmente sabia sobre o que seria o filme da Barbie, mas todos foram mesmo assim - vestidos de rosa.

A frase "Barbie é tudo" é verdadeira. A cor rosa da Barbie e o logotipo icônico estão praticamente em todos os lugares e em tudo desde que a Warner Bros. lançou um primeiro olhar em abril de 2022 de Margot Robbie como Barbie sentada em seu conversível rosa. Estima-se que mais de US$ 150 milhões foram gastos na campanha de marketing do filme, mais do que seu orçamento de produção de US$ 145 milhões, informou a Vanity Fair.

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O marketing da Barbie incluiu tudo, desde um aluguel da Barbie DreamHouse no Airbnb e um cruzeiro de barco da Barbie no porto de Boston, até hambúrgueres cor-de-rosa no Burger Kings no Brasil e comerciais da Progressive Insurance.

O marketing mais tradicional veio na forma de teasers que lembram 2001: Uma Odisseia no Espaço, outdoors na Times Square e uma contagem regressiva no Instagram para a noite de estreia.

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"Não vou comentar sobre o orçamento", disse Josh Goldstein, presidente de marketing global da Warner Bros. à Vanity Fair. "O motivo pelo qual as pessoas acham que gastamos tanto é o fato de ser tão onipresente. Isso é uma combinação de mídia paga e da quantidade de parceiros que vieram jogar conosco. Por ter penetrado no clima atual, as pessoas têm a impressão de que gastamos muito. Na verdade, gastamos de forma responsável para um filme de evento."

A Barbie da diretora Greta Gerwig arrecadou mais de US$ 160 milhões em vendas de ingressos no fim de semana de estreia, tornando-se a maior estreia de todos os tempos de um filme dirigido por uma mulher.

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Mas não se pode falar de Barbie sem falar de Oppenheimer, de Christopher Nolan, um filme sobre o criador da bomba atômica que foi lançado no mesmo dia. A mídia social teve um papel importante no sucesso mútuo.

A "memeficação" de Barbie-Oppenheimer (também conhecida como "Barbienheimer") ajudou a resultar em US$ 311 milhões em vendas combinadas de ingressos. Isso fez com que o fim de semana passado fosse o quarto fim de semana de maior bilheteria doméstica da história, atrás de Star Wars: O Despertar da Força, Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato, de acordo com o New York Times.

A Internet parece ter gostado do tom irônico e autoconsciente da Barbie. Um dos slogans do filme dizia: "Se você ama a Barbie, este filme é para você. Se você odeia a Barbie, este filme é para você".

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"Queríamos reconhecer que havia legiões de fãs da Barbie, mas que a Barbie tinha uma história e tanto e que havia pessoas que achavam que a Barbie não era para elas", disse Goldstein, da Warner Bros. "Este foi um filme que entendeu e reconheceu isso. "

E mais memes cercaram os esforços da equipe de marketing da Barbie, creditando o pôr do sol cor-de-rosa, lagos cor-de-rosa, avistamentos de raros golfinhos cor-de-rosa e muito mais como promoção implacável do filme.

Mas alguns criticaram a Mattel por ter ido longe demais quando a empresa deu bonecas Barbie de graça para crianças em escolas em seu programa "Barbie School of Friendship" (Escola Barbie da Amizade) durante a preparação para a estreia do filme.

Especialistas disseram ao British Medical Journal que sentiram uma "leve repulsa" e perguntaram: "Por que as crianças deveriam ser expostas a esse tipo de marketing furtivo?"

Essa reportagem foi originalmente publicada pela Fortune.