Economia

Desenrola: Lula diz que programa pode recuperar consumo de 72% da população endividada

Presidente falou em sua "live" semanal sobre o programa e fez referência à matéria do GLOBO que mostrou que bancos dão descontos de até 96% nas dívidas

Agência O Globo - 18/07/2023
Desenrola: Lula diz que programa pode recuperar consumo de 72% da população endividada
Lula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou nesta terça-feira sobre o início do programa Desenrola, que pretende renegociar dívidas e limpar o nome de brasileiros com dívidas em atraso. Segundo o presidente, em sua live semanal, o objetivo do governo é conseguir recuperar o consumo de 72% da população endividada do país.

— Se der certo, vamos salvar no mínimo 72% da população que está endividada e vai permitir que essa gente possa voltar ao mercado de consumo — afirmou o presidente.

Lula ainda fez referência à matéria de hoje publicada no GLOBO, que mostrou que os descontos dados por alguns bancos têm chegado a 96% para quem quitar a dívida à vista.

— Ontem teve uma grande procura nos bancos e teve banco anunciando redução de 96% da dívida. E depois vai ter o seguinte, em setembro vai ter o aplicativo das pessoas que devem no varejo, que devem para loja. Então, vai ser a mesma coisa, os bancos vão ter que oferecer desconto.

O aplicativo entrará em operação para a chamada faixa 1 do programa, brasileiros com renda de até dois salários mínimos e dívidas de até R$ 5 mil. O governo disponibilizou R$ 7,5 bilhões do Fundo Garantidor de Operações (FGO) para garantir o pagamento das dívidas aos bancos, em caso de novo calote.

— Quando chegar o aplicativo do varejo em setembro, que acho que nós vamos poder liberar milhões de brasileiros que vão poder voltar ao consumo livremente. Pobre não gostar de dever, gosta de pagar aquilo que deve. Todo mundo quer andar de cara limpa. Só quem gosta de dever muito é rico - disse Lula.