Variedades
Artistas velam corpo de João Donato no Theatro Municipal do Rio
Redação EXTRA

O velório do pianista, compositor e arranjador João Donato — que morreu, aos 88 anos, na última segunda-feira (17) — é acompanhado por colegas do artista, nesta manhã, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A cerimônia acontece até às 15h desta terça-feira (18), e é aberta ao público. Nomes como as cantoras Thalma de Freitas e Tulipa Ruiz e o compositor Abel Silva, com quem Donato criou pérolas de seu cancioneiro (como "Simples carinho", gravada por Angela Ro Ro) prestam homenagens no local.
João Donato: artistas e amigos prestam homenagem o músico
O artista será cremado no Memorial do Carmo, na Zona Portuária do Rio, em cerimônia restrita aos familiares e amigos, também nesta terça-feira. O músico morreu na madrugada de segunda-feira após uma série de problemas de saúde. Ele esteve internado recentemente para tratar uma infecção nos pulmões.
Parceiro musical dos principais expoentes da bossa nova — como Tom Jobim, Vinicius de Moraes e João Gilberto —, o multi-instrumentista se notabilizou pela inventividade com que fundia, a um jeito único, diferentes gêneros musicais, como jazz, samba e ritmos caribenhos. De fato, a mistura irreverente dá o caldo (e o tom) de obras que se tornaram marcos da MPB, como "A rã", "Nasci para bailar", "Amazonas", "Simples carinho" e "Até quem sabe".
Mais lidas
-
1MEIO AMBIENTE
Plano de Capacitação do IMA é apresentado aos servidores do órgão A iniciativa foca no desenvolvimento pessoal e na integração das equipes
-
2NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
3HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
4MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
5DEFESA
Mídia: Rússia liberta a maior área na Ucrânia em 2025 com ataques massivos de drones e mísseis