Política
Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas


Paulo Dantas
Acabou a celeuma para a eleição do governador-tampão e vice de Alagoas. Neste domingo (15) a Assembleia Legislativa de Alagoas escolheu entre sete chapas o novo governante do Estado.
Concorreram ao cargo maior de Alagoas; Luciano Valdomiro Silva Fontes e Vice-governador Rogers Tenório dos Santos; Luiz Alberto Alves Teixeira e Vice-governador Leonardo da Fonseca Dias; Flávio Henrique Catão Nogueira e Vice-governador Rocielle Almeida Pacheco; Wadeildo José Gomes Vasconcelos Bezerra e vice-governador Niedja Santos de Oliveira; David Maia de Vasconcelos Lima e vice-governador José Siderlane Araújo de Mendonça; Danubia Karlla da Silva Barbosa e vice-governador Arlan Montilares de Oliveira Silva; Paulo Suruagy do Amaral Dantas e vice-governador: José Wanderley Neto.
A eleição na ALE, presidida pelo deputado Marcelo Victor foi aberta com o pronunciamento dos postulantes ao cargo de governador-tampão, sendo que cada candidato teve direito ao uso da tribuna por cinco minutos e contou com a presença de 25 votantes e teve o discurso de 7 candidatos. . Encerrados os discursos, foi aberta a votação. 3 postulantes tiveram 1 voto cada (Cabo Bebeto votou em si, Davi Maia, idem e Danubia Karla da Silva teve o voto de Jó Pereira) e um voto em branco do deputado Antonio Albuquerque. Paulo Dantas obteve a maioria absoluta e foi eleito governador tampão com 21 votos.
Dois deputados não se fizeram presentes à sessão: Davi Davino Filho e Olavo Calheiros.
Antes da posse haverá o juramento de posse na Assembleia Legislativa. Paulo Dantas promete que dará continuidade aos projetos que considera vitoriosos na antiga gestão de Renan Filho. Uma de suas propostas durante todo o período que antecedeu o pleito indireto na ALE foi de manter grande parte do secretariado atual para que as ações possam ter continuidade. Ele terá direito de disputar à reeleição em outubro deste ano, pode ser eleito mais uma vez para o cargo de governador pelo voto direto dos alagoanos.
Perfil
Aos 43 anos, Paulo Dantas foi prefeito da cidade de Batalha por dois mandatos e em 2018 foi eleito deputado estadual com 38.397 votos. É filho do ex-deputado federal e estadual Luiz Dantas e esposo da atual prefeita de Batalha, Marina Dantas. Médico com atuação na área de cardiologia há mais de 50 anos, José Wanderley Neto já foi vice-governador do Estado entre 2007/2010 na primeira gestão do ex-governador Teotonio Vilela Filho. Na eleição deste ano pretendia disputar uma vaga na ALE.
Votaram na chapa Paulo Dantas/José Wanderley os seguintes deputados:
Yvan Beltrão
Sílvio Camelo
Ronaldo Medeiros
Galba Novaes
Marcelo Victor
Francisco Tenório
Breno Albuquerque
Ricardo Nezinho
Tarcizo Freire
Bruno Toledo
Dudu Ronalsa
Inácio Loiola
Gilvan Barros Filho
Léo Loureiro
Jairzinho Lira
Marcos Barbosa
Fátima Canuto
Flávia Cavalcante
Ângela Garrote
Cibele Moura
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados
-
3ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
4HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos
-
5OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios