Geral
Vigilância Sanitária faz capacitação de boa práticas de alimentos em escola municipal


Curso de boas práticas de alimentos reuniu 80 estudantes. Foto: Vigilância Sanitária de Maceió
Em mais uma ação educativa, a Vigilância Sanitária de Maceió promoveu mais um curso de boas práticas de alimentos, com atividades de orientações sanitárias para estudantes da Escola Municipal Amélio da Silva, localizada no São Jorge. A capacitação sobre manipulação, manuseio e armazenamento de alimentos foi destinada aos alunos da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai) e contou com 80 participantes. A iniciativa integra as atividades do Programa Cidadão de Olho Vivo.

Palestra orientou manuseio correto de alimentos. Foto: Vigilância Sanitária de Maceió
O curso foi ministrado pelo coordenador geral, Airton Santos, e a gerente de Alimentos da Vigilância Sanitária de Maceió, Vitórya Sarah, que explicaram a importância de a população estar atenta a todo o processamento de alimentos para fins de saúde pública.
Na palestra foi informado que além de analisar o prazo de validade, o consumidor deve ter um olhar atento sobre o ambiente, a forma de manuseio, armazenamento e equipamentos de proteção individual (EPIs).
“A higienização é primordial para garantir a segurança do consumidor, promover saúde pública e assegurar serviços de qualidade à comunidade. “Com as capacitações fazemos um trabalho colaborativo com a comunidade, de modo a gerar conhecimento à população para que ela própria ajude o órgão sanitário na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida”, ressalta Airton Santos.

Capacitação reuniu estudantes da Ejai. Foto: Vigilância Sanitária de Maceió
A gerente de Alimentos ressalta a importância da contribuição do consumidor para a consolidação do trabalho da Vigilância.
“Como instância pública, garantimos a segurança e fiscalização, no entanto, temos a finalidade educativa de disseminar conhecimento ao consumidor e também aos produtores e empreendedores, como já fizemos em outras palestras voltadas a estes públicos. Essas capacitações levam informações à população e deixam todos atentos na hora da compra e venda de alimentos,” enfatiza a gerente da Vigilância Sanitária, Vitórya Sarah.

Palestra contribui com a saúde pública dos maceioenses. Foto: Vigilância Sanitária de Maceió
Canais de atendimento
Caso identifique alguma irregularidade, o consumidor pode acionar a equipe de fiscalização pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias.

Vigilância Sanitária promoveu ação educativa em escolas da rede municipal de ensino. Foto: Vigilância Sanitária de Maceió
Mais lidas
-
1TREMOR
Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano
-
2DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Infraestrutura de Alagoas registra o maior avanço do país, aponta índice de Inovação dos Estados
-
3ABUSO NA FESTA
Jovem denuncia agressão da Guarda Municipal durante o Festival de Inverno em Palmeira dos Índios
-
4OPINIÃO CONTUNDENTE
Hélio Moraes critica situação da saúde e lamenta estagnação de Palmeira dos Índios
-
5HISTÓRIA
A saga de Lampião e Maria Bonita, 83 anos após a chacina de Angicos