Alagoas
Sefaz promove live sobre prevenção ao câncer de mama nesta quarta-feira (20)
A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-Al) preparou uma live especial para celebrar o mês de conscientização do câncer de mama, o Outubro Rosa. A iniciativa visa incentivar o diagnóstico precoce, possibilitando a cura. O evento será realizado no dia 20 de outubro, às 11h, com transmissão pelo canal do YouTube da Sefaz Alagoas.
O encontro vai contar com a participação da mastologista, Francisca Beltrão, que é coordenadora do Ame-se, programa de reconstrução mamária do Estado; da psicóloga, Vera Amorim, que atua como líder de psicologia da UTI Neurointensiva no Hospital Veredas e coordenadora do serviço de psicologia hospitalar do Hospital Metropolitano de Alagoas; além da servidora efetiva, Genilza Coelho, que venceu o câncer de mama.
“Desde quando soube que estava com câncer de mama, conheci diversas histórias de superação que me inspiraram e sempre mantive uma postura positiva. E, saber da vitória de outras mulheres, me dava força para continuar no tratamento, superando o meu medo. A vontade de viver, continuar minha vida, desempenhando minhas funções no trabalho, sendo peça essencial no meu setor me motivava. Por isso, devemos resistir e vencer os obstáculos diariamente. É preciso ser mulher”, destaca a servidora efetiva, Genilza Coelho.
Coelho, ainda ressalta que é de suma relevância realizar o autoexame da mama e da mamografia, que são fundamentais para a identificação precoce da doença, e os direitos da pessoa com câncer.
AME-SE
O programa Ame-se, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), visa zerar a fila de espera para cirurgias de reconstrução mamária, retomar a autoestima de dezenas de mulheres, além de rastrear a doença, evitando que chegue ao estágio mais grave.
As pacientes são encaminhadas por Organizações Não Governamentais (ONGs). A seleção acontece por meio de um fluxo elaborado pela Sesau: triagem, consultas com mastologista, cardiologista, aconselhamento, consulta com cirurgião plástico e anestesista e encaminhamento para a realização de exames.
CURRÍCULO
Francisca Beltrão – Coordenadora do Ame-se, programa de reconstrução mamária para pacientes mastectomizadas por câncer de mama no Estado de Alagoas. Mestre em patologia mamária na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia. Graduada em medicina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Fez residência médica em ginecologia e obstetrícia na maternidade Odete Valadares (FHEMIG), e em mastologia no Hospital das Clínicas da UFMG.
Vera Amorim – Especialista em psicoterapia psicanalítica pelo Núcleo Psicanalítico de Maceió (NPM) e pós-graduada em psicologia hospitalar pelo Centro Universitário de Volta Redonda. Possui habilitação em psicoterapia breve pelo Centro de Psicologia Hospitalar e domiciliar do Nordeste e psicologia da saúde e hospitais pelo Instituto Central do Hospital das Clínicas (CEPSIC/SP). Formação em Psicologia Cognitiva Comportamental pela NEUROPSI/AL. Graduada em psicologia pela Fundação Educacional Jayme de Altavila/Cesmac.
Mais lidas
-
1NA JUSTIÇA
Com apenas 23 dias de gestão, novo prefeito de Estrela de Alagoas já enfrenta denúncia no Ministério Público
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeita Luísa Duarte anuncia novas nomeações para cargos na administração municipal; veja os nomes
-
3USINA DE VOTOS
Em Palmeira dos Índios, mais da metade da população depende do Bolsa Família e há temor de uso eleitoreiro para 2026, com ex-imperador na disputa
-
4DISCRIMINAÇÃO
Professor Cosme Rogério expõe racismo estrutural no PT de Palmeira dos Índios
-
5POLÊMICA
Vereador Helenildo Neto alerta sobre recadastramento do Bolsa Família em Palmeira dos Índios