Geral
China se diz preocupada com passagem de navios dos EUA pelo Estreito de Taiwan
A China afirmou nesta quinta-feira que havia expressado sua preocupação aos Estados Unidos pela passagem de dois navios de guerra da Marinha americana através do Estreito de Taiwan, dias antes de uma reunião planejada no sábado entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o da China, Xi Jinping.
Porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Geng Shuang disse a repórteres que Taiwan era “a questão mais importante e sensível” na relação bilateral. Segundo ele, isso é uma questão de soberania e integridade territorial da China.
O Ministério da Defesa chinês informou que vem monitorando atentamente a passagem dos navios. Porta-voz da Frota do Pacífico dos EUA, Nate Christensen disse que as embarcações faziam um trajeto de rotina. “A Marinha dos EUA continuará a voar, navegar e operar em qualquer lugar que a lei internacional permita”, afirmou o porta-voz.
Trump e Xi devem se reunir no sábado na Argentina. Para a China, Taiwan é parte de seu território e pode sofrer intervenção, se necessário. Os dois lados se dividiram em uma guerra civil em 1949 e boa parte dos taiwaneses querem manter o status atual de uma independência política na prática, mas com laços econômicos próximos com a China. Fonte: Dow Jones Newswires.
Copyright © 2018 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos