Geral
Sesau alerta para fim do prazo da inscrição no NutriSUS


Programa busca melhorar a qualidade nutricional e os índices de anemia nas crianças de 6 a 48 meses. Carla Cleto
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) alerta coordenadores municipais para que façam a inscrição no Programa NutriSUS, que é uma estratégia de fortificação da alimentação infantil. O prazo vai até o dia 26 deste mês, com o preenchimento e envio do formulário no endereço eletrônico http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?idaplicacao=28065.
De acordo com o responsável técnico pelo Programa Saúde na Escola, Eloy Yanes, todos os municípios que já estão inscritos no ciclo anterior do programa têm direito de renovar sua inscrição. “A iniciativa do governo federal, atuando em conjunto com a gestão estadual e administrações municipais, busca melhorar a qualidade nutricional e os índices de anemia nas crianças de 6 a 48 meses”, explica.
O técnico ressaltou que no NutriSUS as creches públicas municipais recebem sachês de 1 grama contendo uma mistura de 15 minerais e vitaminas em pó, para adição na comida das crianças. “Os sachês não causam reações adversas e não afetam o sabor dos alimentos. Esse suplemento apenas é administrado sob prescrição do profissional médico que faz parte do Programa Saúde da Família”.
Em Alagoas 59 municípios estão aptos para a participação no programa. O técnico ressaltou que a seleção foi feita com base no número de crianças inscritas em creches públicas que estão dentro da faixa etária e inscrição no Programa Brasil sem Miséria.
As cidades que podem fazer a inscrição são: Arapiraca, Barra de São Miguel, Batalha, Branquinha, Cacimbinhas, Campo Alegre, Canapi, Capela, Carneiros, Coqueiro Seco, Coruripe, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Ibateguara, Jacuípe, Jequiá da Praia, Jundiá, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Izidoro, Maragogi, Mar Vermelho, Maravilha, Marechal Deodoro, Mata Grande, Matriz de Camaragibe, Murici, Novo Lino, Olivença, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açucar, Pariconha, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Pilar, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto Real do Colégio, Porto de Pedras, Quebrangulo, Roteiro, São Brás, São José da Laje, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Tanque D`arca, Teotônio Vilela, Traípu, União dos Palmares e Viçosa.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5REVIRAVOLTA
Motorista por aplicativo confessa que forjou sequestro e incêndio para fraudar seguro em Maceió