Geral
Palmeirense aluna de Ciência da Computação será palestrante em conferência nacional

Nos dias 13 e 14 de outubro, será realizada a Conferência Web.br2016, em São Paulo , que vai reunir especialistas em dados, código, interfaces e aplicações para a rede mundial de computadores. Entre os palestrantes está Marina Limeira, estudante de Ciência da Computação na Ufal, com apenas 19 anos, mas já integrando comunidades de programadores em plataformas livres ou de código aberto, que podem ser utilizados sem pagar licença.
Na palestra de Marina, ela vai demonstrar como fazer automação de robôs usando uma plataforma chamada Johnny-Five, com linguagem JavaScript. A estudante é apresentada como Quality Assurance Developer na Tidy, ou seja, como uma desenvolvedora de qualidade no assunto.
Marina Limeira é técnica em Informática pelo Ifal de Palmeira dos Índios, onde aprendeu a programar. “Desde então participo de projeto e eventos da área. Quando entrei na Ufal, fiz o máximo para explorar todos os eventos de TI [Tecnologia da Informação] que estavam acontecendo em Maceió. Foi como conheci a comunidade da Mozilla. Apresentei minha primeira palestra durante o lançamento do Women Techmakers [Programa do Google para mulheres da área de tecnologia], e partir daí surgiram diversas outras oportunidades”, conta a estudante.
A estudante aproveitou também as oportunidades que surgiram para ganhar experiência profissional. “Na Ufal, trabalhei no Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Em seguida, estagiei como back-end para uma empresa daqui de Maceió e atualmente trabalho remoto como engenheira de qualidade de software para uma StartUp dos Estados Unidos”, relata Marina.
O convite para participar da conferência em São Paulo surgiu durante um dos eventos de TI dos quais Marina participou em Maceió “Um funcionário da W3C conversou comigo durante o CSSday, um evento que aconteceu em maio aqui em Maceió, e posteriormente surgiu o convite. Já tenho alguma experiência tanto palestrando quanto organizando workshops”, destaca ela.
Apesar da pouca idade, Marina Limeira está sempre buscando experiências e atividades que possam enriquecer o currículo dela. Por isso, a estudante está se tornando especialista e compartilhando conhecimentos em alguns assuntos. “Geralmente apresento projetos da Mozilla, da qual sou voluntária. Já tive a oportunidade de falar sobre Ruby e Rails, Add-ons para Firefox, Firefox OS, Git, e sobre como contribuir com a comunidade da Mozilla”, finaliza.
Segundo os organizadores da Conferência Web.br2016, as atividades vão incluir palestras relâmpago, performances, teatro, música, lançamento de livros, desafios, demo, tutorial, etc. A proposta é realizar “atividades inspiradoras que convidem a audiência a uma reflexão, preferencialmente que reflitam uma experiência vivenciada”.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3NO AGRESTE
Ministério Público convoca prefeita de Lagoa da Canoa para reunião sobre concurso público municipal
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5REVIRAVOLTA
Motorista por aplicativo confessa que forjou sequestro e incêndio para fraudar seguro em Maceió