Geral
Sesau investe no combate ao tabagismo em AL com treinamento de profissionais


Ações viabilizadas pela Sesau no combate ao tabagismo têm saldo positivo com redução do número de fumantes em Alagoas. Carla Cleto
Alagoas tem investido no combate ao tabagismo e para vencer essa guerra aposta na formação de novos técnicos, que irão contribuir para redução do número de fumantes no Estado. Para isso, tem promovido capacitações com os profissionais da saúde dos municípios alagoanos e implantado Núcleos de Controle do Tabagismo, que já estão presentes em mais de dez cidades.
A Coordenação do Programa de Combate ao Tabagismo promoveu esta semana, em no município de Capela, capacitação para os profissionais de nível superior da quarta região de saúde (que envolve nove municípios do Vale do Paraíba).
E, conforme destacou a coordenadora programa, Vetrúcia Teixeira, os encontros servem para aumentar o número de municípios que irão receber os pacientes em busca de ajuda para deixar o vício e, para isso acontecer, as cidades devem ter profissionais de saúde capacitados, que serão referência no atendimento, como também irão contribuir para reduzir o número de fumantes em Alagoas.
Participaram da capacitação os profissionais dos seguintes municípios: Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Viçosa. Nos dias 13 e 14 de setembro, serão capacitados os trabalhadores de nível superior da saúde da terceira região, que compreende os municípios de: Branquinha, Campestre, Colônia de Leopoldina, Ibateguara, Joaquim Gomes, Jundiá, Murici, Novo Lino, Santana do Mundaú, União dos Palmares e São José da Laje, a onde o encontro será realizado.
As ações viabilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde para combater o tabagismo em Alagoas têm um saldo positivo com o estado ocupando a sexta posição no país na redução do número de fumantes. A implantação dos Núcleos de Controle do Tabagismo é mais um aliado para auxiliar nesse trabalho. Alguns dos municípios que implantaram núcleo são: Arapiraca, Belo Monte, Girau do Ponciano, Maceió, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Campo Alegre, Messias e Piaçabuçu.
Mais lidas
-
1MEMÓRIA
O martírio de Irmã Ana: 30 anos do crime que abalou Palmeira dos Índios
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Indígenas da Aldeia Fazenda Canto protestam contra prefeita Luísa Duarte e ocupam Prefeitura de Palmeira dos Índios
-
3SAFADEZA
Buracos, filas na UPA e morte por falta de regulação: enquanto isso, Festival de Inverno já anuncia “atração surpresa”
-
4POLÍCIA
Atropelamento durante festa familiar termina em morte na zona rural de Coqueiro Seco
-
5DEU A LOUCA NO GALEGO
Trump ataca agora o PIX e a 25 de Março, maior centro varejista do país