Geral
Cirurgia cardíaca inédita em bebê de AL recebe destaque em reportagem de TV
A cirurgia cardíaca realizada em uma recém-nascida foi destaque na TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, na segunda-feira (8). A reportagem destacou o ineditismo do procedimento e o avanço do Estado na assistência cardio pediátrica.
De acordo com uma das médicas que acompanhou o caso, Adriana Cunha, a paciente – a pequena Safira – recebeu o primeiro implante de stent de Alagoas. “A recém-nascida está se recuperando bem e sendo acompanhada por uma equipe de profissionais”, explicou.
A cirurgia foi realizada no Hospital do Coração de Alagoas, graças a um convênio com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). “A cirurgia é de alta complexidade e representa a entrada de Alagoas em um novo patamar de cuidado com as crianças e bebês com cardiopatias”, ressaltou a secretária estadual de Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Durante a matéria a gestora estadual reforçou que o procedimento realizado acontece em grandes centros de referência internacionais e que os pacientes de Alagoas podem contar com uma assistência especializada sem precisar se deslocar para longe de suas residências.
O médico do Serviço de Cardiopediatria da Sesau, José Wanderley Neto, destacou que de março do ano passado até agosto deste ano, foram realizadas 56 cirurgias em crianças através do convênio, com 10 novos procedimentos já agendados ainda este mês.
A cardiopediatra Talita Quirino reforçou que a rapidez no atendimento da pequena Safira foi fundamental no sucesso da cirurgia. “A cirurgia teria que ser feita logo, senão Safira não teria resistido”.
Mais lidas
-
1ASSASSINATO
Homem é morto a tiros na Cafurna em Palmeira dos Índios
-
2HUMILHAÇÃO
CSE em crise: Ex-Prefeito, Prefeita Luisa Duarte e Vice Sheila abandonam time na torcida em campo e no bolso
-
3PAGOU O PATO
CSE demite técnico Fernando Tonet após derrota acachapante para o CRB
-
4SEM PUDOR
Ju Isen, musa das manifestações mostra o ânus durante transmissão ao vivo de Carnaval
-
5LENDA
Léo Batista era o funcionário mais antigo da Globo e tinha contrato vitalício com a emissora