Geral
Primeiro alagoano é atendido em nova unidade de hemodinâmica no HGE
Inaugurada, a Unidade de Hemodinâmica Dr. João Fireman teve seu primeiro procedimento cardiovascular. O pintor Roberval Santos da Silva, de 52 anos, foi o primeiro beneficiado com o novo serviço implantado dentro do Hospital Geral do Estado (HGE), em Alagoas, e já se encontra sem dores torácicas, apenas em observação na Unidade de Dor Torácica (UDT) para futura alta médica.
“O atendimento aqui no HGE foi muito rápido. Eu comecei a sentir dores por volta das 7h da manhã. Fui ao posto de saúde que minha irmã trabalha, mas logo fui levado ao ambulatório no Jacintinho, que diagnosticou o Infarto Agudo no Miocárdio (IAM). Então fui trazido de ambulância para o hospital e levado para ser submetido à angioplastia”, relatou Roberval Santos.
A angioplastia coronária é um procedimento realizado para a desobstrução das artérias do coração. “Essa intervenção feita através de cateter é a melhor e mais completa forma de se tratar o IAM. No caso do Roberval, ele estava com a artéria coronária direita obstruída e com alta probabilidade de falecer.
Após a abertura dessa artéria, houve expressiva redução desse risco e recuperação da função do coração. Agora é observá-lo durante alguns dias para avaliar sua recuperação e, posteriormente, recomendá-lo para acompanhamento de cardiologista”, contou Ricardo Cezar Cavalcante, médico que realizou a angioplastia.
Apesar de não consumir bebidas alcoólicas, não ser fumante, não ser diabético, não ser sedentário e ter cuidado com a alimentação, o paciente em questão sofre de hipertensão, pressão arterial alta e possui histórico de familiares com problemas cardiovasculares. “São dois fatores de risco, além de estar acima dos 40 anos de idade. É preciso que todos nós estejamos atentos a nossa saúde e que busquemos o atendimento médico tão logo surgirem os primeiros sintomas”, enfatizou o médico.
A unidade de hemodinâmica do HGE é a primeira instalada em hospital público em Alagoas e presta atendimento de urgência para pacientes infartados do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela oferece procedimentos de alta complexidade, como, além da angioplastia primária, o cateterismo, marca-passo e implantes de stent. A ala foi idealizada por meio de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Fundação Cardiovascular de Alagoas (Cordial) e o Hospital do Coração de Alagoas (HCOR-AL).
Mais lidas
-
1EXEMPLO A SER SEGUIDO
Enquanto regiões do Nordeste trocam asfalto por concreto para reduzir calor, municípios de Alagoas vão na contramão com cidades mais quentes
-
2BRICS
Caminho sem volta: BRICS impulsionou desdolarização do mercado mundial, opina analista
-
3VERGONHA EM PALMEIRA
Crise no Futebol: Prefeitura intensifica represálias contra CSE e “administrador de estádio” sem portaria de nomeação proíbe treinos noturnos
-
4FUTEBOL
West Ham quer vender ex-Palmeiras sete meses após pagar R$ 132 milhões, diz jornal
-
5GAME OVER 2
PC cumpre mandados contra influenciadores em Arapiraca e Penedo e apreende veículos