Geral

Parceria entre Ipaseal e Selaj leva serviços de saúde à comunidade do Vergel

24/06/2016
Parceria entre Ipaseal e Selaj leva serviços de saúde à comunidade do Vergel

A equipe dos Programas Assistenciais de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) leva, mais uma vez, serviços gratuitos de saúde à população. A convite da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) e em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau, o Instituto esteve presente na primeira edição 2016 da Tenda da Juventude. O evento comunitário foi realizado nesta quinta-feira, 23, em praça pública, no bairro do Vergel do Lago.

Ipaseal Saúde ofereceu serviços de aferição da pressão

Ipaseal Saúde ofereceu serviços de aferição da pressão

O Ipaseal Saúde ofereceu serviços de aferição da pressão arterial, medição de glicose, dicas sobre nutrição, Índice de Massa Corporal (IMC), entre outras orientações para o bem-estar e melhor qualidade de vida da comunidade presente.Segundo a estudante de Enfermagem Jeciana Messias, boa parte da população não possui o hábito de ir ao médico como forma de prevenção. “Verificamos que muitos dos testes de glicemia realizados aqui estão acima da normalidade, ou seja, bastante elevados. Por isso, aproveitamos a oportunidade para orientar sobre a importância de uma boa alimentação, que é o princípio de tudo”, explicou a estudante.

A costureira Erivânia da Silva e o lavador de carros Ednez de Oliveira foram alguns dos beneficiados pelas ações de saúde. “Quando quero saber sobre a minha glicose vou ao posto de saúde, mas é demorado, pois tenho que aguardar uma ficha. Dessa vez foi mais fácil. Estava passando perto, perguntei o que era e quando soube, não tive dúvida e entrei na fila para medir a glicose e a pressão. Achei tudo ótimo”, comenta Ednez.

Segundo a secretária da Selaj, Cláudia Petuba, a finalidade é ofertar serviços direcionados a faixa etária de 14 a 29 anos de idade, que são os jovens. “Compreendemos que o seguimento da sociedade que tem maior dificuldade de acesso aos serviços públicos, a parte mais vulnerável e mais afetada pelas problemáticas sociais são os jovens. Por isso resolvemos desenvolver uma ação que pudesse levar as atividades que o Governo do Estado já presta no seu cotidiano, e que muitas às vezes não conseguem chegar aos territórios mais vulneráveis, aos jovens que mais necessitam”, esclareceu Cláudia Petuba.

Ainda segundo a secretária, “é muito importante poder contar com o Ipaseal, pois a saúde é uma das principais demandas. Junto com o trabalho, emprego e a educação é um dos serviços mais procurados pelos jovens e seus familiares. Já estamos contando com essa mesma parceria: Ipaseal Saúde e Selaj para próxima edição, prevista para acontecer em julho, na cidade de Delmiro Gouveia”.

A Supervisora de Políticas Programas Assistenciais do Ipaseal Saúde Dayanny Japiassú confirma a necessidade das parcerias tanto com os órgãos públicos quanto com a comunidade acadêmica. “É preciso que estes serviços itinerantes de prevenção à saúde cheguem aos mais necessitados. Por isso a importância de unirmos forças. “Só que desta vez nosso foco sai um pouco do público mais idoso e se volta à juventude”, afirmou Japiassú.