Geral

Detran/AL dá continuidade ao Plano de Segurança Viária

22/06/2016
Detran/AL dá continuidade ao Plano de Segurança Viária
Plano de Segurança Viária do Detran tem como foco redução de acidentes com motociclistas nas vias alagoanas (Foto: Divulgação)

Plano de Segurança Viária do Detran tem como foco redução de acidentes com motociclistas nas vias alagoanas (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) promoveu a 3ª reunião para continuidade da construção do Plano de Segurança Viária para Motociclistas. O plano tem como meta a redução de, no mínimo, 6% do número de acidentes de trânsito com motociclistas, nos municípios de Maceió e Arapiraca, escolhidos como piloto para implantação das ações.

As duas reuniões ocorreram nos dias 20 e 21 e foram coordenadas pelas chefias de segurança e educação para o trânsito do) e contou com a presença de representantes de diversos órgãos envolvidos do projeto.

Na ocasião, técnicos da chefia de educação para o trânsito do Detran/AL apresentaram os projetos e programas educativos do órgão que embora não sejam exclusivos para o grupo de risco foco do plano, contribuem para a melhoria dos indicadores.

Entre os projetos apresentados destaca-se o da CNH Social, que tem por objetivo oportunizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para cidadãos de baixa renda, previsto para ser lançado em 2017.

De acordo com a Chefia de Educação para o Trânsito, a importância do projeto se dá pelo fato de que a condução de veículos sem habilitação se constitui em uma conduta de risco, pois se pressupõe que o cidadão não passou por nenhum processo de formação e o projeto de reestruturação dos centros de formação de condutores prevê um fortalecimento a fim de melhorar a formação dos futuros condutores de motocicletas.

 Após a apresentação dos projetos educativos do Detran/AL, a analista da Chefia de Segurança no Trânsito, Edira Soares, coordenou as discussões para construção do segundo bloco de ações conjuntas entres os órgãos parceiros no Plano de Segurança Viária.

 “Esta integração com outros órgãos, permite uma maior amplitude das ações podendo alcançar um público maior de condutores. Vamos trabalhar ações de sensibilização voltadas para o público de risco entre elas a criação de um programa de palestras in company para motociclistas que trabalham em deliverys, construção civil, empresas distribuidoras de bebidas, entre outras”, destacou Edira Soares.

 Durante a reunião, entre as 12 iniciativas elencadas para a cidade de Arapiraca, foram priorizadas algumas iniciativas para execução em 2016: A realização de programas educativos para as escolas do município no horário noturno, onde há uma grande concentração de alunos que utilizam a motocicleta para ir à escola e outro programa voltado para as comunidades da zona rural e loteamentos da cidade, onde há uma predominância do uso da motocicleta e um elevado índice de acidentalidade. A próxima etapa será a construção dos planos de ações de engenharia de tráfego e fiscalização.