Geral

Secretário Alexandre Ayres defende a revitalização do São Francisco em Piaçabuçu

21/06/2016
Secretário Alexandre Ayres defende a revitalização do São Francisco em Piaçabuçu
Secretário Alexandre Ayres ressaltou os programas hídricos que estão em pleno andamento nas regiões do Estado (Foto: Júnior Santana)

Secretário Alexandre Ayres ressaltou os programas hídricos que estão em pleno andamento nas regiões do Estado (Foto: Júnior Santana)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participou na manhã desta segunda-feira (20) de uma audiência pública proposta pela Assembleia Legislativa do Estado (ALE) sobre a qualidade da água no município de Piaçabuçu, localizado no Litoral Sul de Alagoas.

Por ter uma atuação efetiva para o desenvolvimento da pauta hídrica no Estado, o Governo foi representado pelo secretário Alexandre Ayres. Em seu pronunciamento no auditório do Terminal Turístico, o titular da pasta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, mostrou a importância de cobrar mais providências junto ao governo federal.

“O Governo de Alagoas tem feito a sua parte. Defende a revitalização do Rio São Francisco. Estamos saindo do campo do discurso para resolver os problemas e impasses gerados em decorrência da salinização a água em Piaçabuçu. No entanto, precisamos cobrar de forma veemente ao Governo Federal, que é maior responsável pela redução da vazão do São Francisco. É preciso ter conhecimento sobre o trabalho da Companhia de Saneamento de Alagoas [Casal] que reza na cartilha para distribuir a água para consumo humano prioritariamente”, explicou o secretário Alexandre Ayres.

O secretário seguiu com a análise acerca dos prejuízos causados à população em decorrência das decisões da Agência Nacional de Águas (ANS) para destinar o uso da água com maior prioridade em detrimento da energia elétrica ao consumo humano.

“Precisamos atuar para proteger os cidadãos alagoanos das imposições do governo federal em relação à redução da vazão do Rio São Francisco. Enquanto isso ocorrer, as famílias seguirão sofrendo com água salinizada, que pouco contribui para o consumo humano”, defendeu o secretário Alexandre Ayres.

Em outro momento da audiência pública, o secretário Alexandre Ayres ressaltou os programas hídricos que estão em pleno andamento nas regiões do Estado. Alexandre citou, por exemplo, o Programa de Perfuração de Poços, financiado totalmente com recursos do Governo de Alagoas. As ações, segundo o secretário, estão sendo direcionadas para todas as regiões e não apenas ao Agreste e Sertão.

“Em Piaçabuçu a Semarh perfurou dois poços e brevemente estaremos adquirindo mil caixas d´água para que o Povoado de Paciência possa armazenar um recurso tão importante em momento em que o abastecimento de água está em situação complicada em Piaçabuçu”, informou o secretário.

Participaram da audiência pública, os deputados estaduais Alcides Andrade, Jó Pereira e Inácio Loiola; o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Instituto do Meio Ambiente (IMA), Defesa Civil Estadual, Marinha e Prefeitura de Piaçabuçu.