Geral

Melhor arrancada nos pontos corridos faz Palmeiras líder do Brasileiro depois de 7 anos

21/06/2016
Melhor arrancada nos pontos corridos faz Palmeiras líder do Brasileiro depois de 7 anos
(Foto: Gazeta Press)

(Foto: Gazeta Press)

O Palmeiras tem sido apontado por muitos com um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro neste ano. E não por acaso. Sob o comando de Cuca, vem tendo boas atuações e já está sem perder há cinco partidas. Esse já é o melhor início do clube no nacional desde 2003, quando começou o sistema de pontos corridos, e a vitória sobre o Santa Cruz no último sábado deu à equipe paulista a ponta da classificação, o que não acontecia há sete anos.

Na primeira rodada desta edição, em maio, o Palmeiras aplicou uma goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-PR e começou em primeiro. Mas com essa exceção, a última vez que o time alviverde havia, de fato, liderado o Brasileiro foi em 2009, quando esteve no topo entre a 15ª e a 18ª rodadas. Acabou terminando apenas na quinta colocação.

O que também pode animar os palmeirenses essa já é a melhor arrancada da equipe desde que o nacional começou a ser disputado no sistema de pontos corridos. No momento, são setes vitórias, um empate e duas derrotas, totalizando 19 pontos. A liderança é dividia com o Internacional, que fica atrás pelo saldo de gols (nove contra seis).

Até este ano, a melhor campanha do Palmeiras depois de nove rodadas era a de 2011: 18 pontos em cinco vitórias, três empates e uma derrota, que resultaram numa quarta posição. A notícia ruim é que naquela edição a equipe chegou ao fim do campeonato ocupando o 11º lugar.

Antes, no antigo formado da competição, o início mais promissor do clube paulista havia sido em 2001: 22 pontos em sete vitórias, um empate e uma derrota. No entanto, acabou e, 12º, ficando fora das quartas de final.

O grande trunfo do técnico Cuca neste início tem sido o setor ofensivo. O Palmeiras tem, até aqui, o melhor ataque do nacional com 19 gols marcados. Já balançaram as redes Gabriel Jesus, Roger Guedes, Thiago Martins, Dudu, Moisés, Victor Hugo, Alecsandro, Thiago Santos, Jean, Cleiton Xavier e Cristaldo. Já a defesa tem sido o calcanhar de Aquiles; é apenas a sexta melhor, com 10 gols sofridos.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, a 10ª, o Palmeiras tenta aumentar a ótima sequência e assegurar a liderança. O confronto será contra o América-MG – penúltimo colocado com oito pontos -, nesta terça-feira, às 21h30 (horário de Brasília), no Allianz Parque.

FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS X AMÉRICA-MG

Data: 21 de junho de 2016, terça-feira
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (FIFA-PE)
Assistentes: Clovis Amaral da Silva e Cleberson do Nascimento Leite (ambos de PE)

PALMEIRAS: Fernando Prass; Jean, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio; Thiago Santos, Tchê Tchê e Moisés (Vitinho); Róger Guedes, Gabriel Jesus e Cristaldo. Técnico: Cuca

AMÉRICA-MG: João Ricardo; Hélder, Artur, Adalberto e Danilo; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes, Eduardo e Osman; Borges. Técnico: Sérgio Vieira